Falta de luz causa prejuízos ao comércio petropolitano
Uma queda de energia deixou os comerciantes do Centro da cidade preocupados na tarde desta sexta-feira (16). A luz acabou, por volta das 16h30, deixando lojas, galerias e padarias sem recursos para atender os clientes. A energia só retornou, por volta das 17h. Segundo a Ampla, concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica na cidade, o desarme de um equipamento da rede, foi o responsável por causar a interrupção do fornecimento de luz para parte das Ruas do Imperador e 16 de Março.
Dona de uma loja de calçados, que funciona na Rua Alencar Lima, Rosângela Grijó, contou que a queda de energia causa prejuízos para o setor. Ela destacou que o cliente não entra em uma loja sem luz, porque não consegue ver os produtos no escuro. Além disso, comentou que há a deficiência com relação a máquina de cartão de crédito que depende da luz para funcionar. Ela reclamou ainda que a situação econômica está difícil e com esse tipo de acontecimento, fica ainda mais.
Já Conceição Gonçalves, proprietária de uma padaria na Rua 16 de Março, disse que o atendimento ficou limitado. Isso porque para o pleno funcionamento é preciso que as balanças para pesar mercadoria estejam funcionando, além dos aparelhos, como liquidificador, seja para fazer um suco ou vitamina. Ela contou que deixou de vender por conta do imprevisto. “Uma cliente entrou para comprar um queijo e quando viu que não ia dar para pesar, desistiu e foi embora”, disse.
Além disso, a padaria ficou sem pão, uma vez que este depende do forno para sair. “Em plena hora do movimento e não podemos atender os clientes”, comentou ela, que colocou lampiões a gás pelo espaço, a fim de diminuir os transtornos gerados aos consumidores.
As galerias do Centro também enfrentaram a queda do movimento. Em um café que funciona na Galeria Gelli, os clientes que estavam no interior do estabelecimento, foram embora, quando acabou a luz. De acordo com a atendente Janaína Silva, não tinha como atendê-los, uma vez que a loja depende da máquina de café para servir os consumidores. E, sem luz, a bebida esfria.