Farmácia Popular: mais de 10 mil petropolitanos foram beneficiados pelo programa no primeiro semestre do ano

19/jul 08:53
Por Maria Julia Souza

Na última semana, o Ministério da Saúde anunciou uma expansão do programa Farmácia Popular, em comemoração aos seus 20 anos, com 95% dos medicamentos e insumos sendo disponibilizados gratuitamente para os brasileiros. A ampliação abrange uma variedade de tratamentos essenciais, como os destinados ao controle do colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. No primeiro semestre deste ano, 10.516 petropolitanos foram beneficiados pelo programa. 

No Estado do Rio de Janeiro, pelo menos 321 mil usuários serão beneficiados pela nova expansão, fazendo parte das três milhões de pessoas que já utilizam o programa. A estimativa é que a mudança gere uma economia para os usuários de até R$ 400 por ano.

O programa oferta 41 itens, entre fármacos, fraldas e absorventes. Até a implementação da nova medida, somente medicamentos indicados para pessoas com diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais eram gratuitos. Absorventes higiênicos também são disponibilizados sem custo, através do programa Dignidade Menstrual. Com essa nova atualização, 95% dos medicamentos e insumos podem ser retirados de forma gratuita, o que equivale a 39 dos 41 itens de saúde distribuídos.

Com a ampliação, serão ofertados os medicamentos: sinvastatina, em 10mg, 20mg e 40mg, para o controle do colesterol alto; carbidopa 25mg + levodopa 250mg e cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg, para a doença de Parkinson; maleato de timolol, em 2,5mg e 5mg, para glaucoma; e budesonida, em 32mcg e 50mcg, além de dipropionato de beclometasona 50mcg/dose, para rinite.

O medicamento dapagliflozina 10 mg, para diabetes mellitus + doença cardiovascular, e fralda geriátrica estão disponíveis nas farmácias credenciadas através de copagamento. Ou seja, o Governo Federal paga até 90% do valor de referência e o beneficiário paga o restante, de acordo com o valor do estabelecimento. Segundo os dados do Ministério da Saúde, até maio deste ano, 44 farmácias estavam credenciadas no programa, na Cidade Imperial. 

A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional. Já foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 novos municípios de referência do Programa Mais Médicos. Para alcançar a meta, o credenciamento de novas farmácias e drogarias foi aberto em 811 cidades de todas as regiões do país, com prioridade para os municípios que participam do Mais Médicos, visando a diminuição dos vazios assistenciais.

Como ter acesso

Para acessar os medicamentos disponíveis, o paciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do Farmácia Popular, apresentando documento oficial com foto e número do CPF, ou documento de identidade em que conste o número do CPF, além de receita médica dentro do prazo de validade, tanto do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto de serviços particulares.

No caso de fraldas geriátricas, o paciente deverá ter idade igual ou superior a 60 anos, ou ser pessoa com deficiência, e deverá apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso. 

Sobre o Farmácia Popular

O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) é um programa do Governo Federal que visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde (APS), por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Dessa forma, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e/ou farmácias municipais, o cidadão poderá obter medicamentos nas farmácias e drogarias credenciadas ao Programa.

Últimas