Febre amarela: Petrópolis continua oferecendo vacinas nas unidades de saúde
O Ministério da Saúde declarou o fim do surto de febre amarela em todo o Brasil por não registrar casos da doença desde junho, quando foi confirmado o último caso da doença no Espírito Santo. Em Petrópolis nunca ocorreu casos da doença, mas mesmo com a interrupção da transmissão no país, a Secretaria de Saúde ressalta a importância de manter as ações de prevenção e ampliação da cobertura vacinal para prevenir o surgimento de casos da doença no próximo verão, período com maior probabilidade de ocorrência. Atualmente há 194 mil pessoas imunizadas no município.
O Ministério da Saúde passou a adotar o protocolo de imunização preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que indica a dose única da vacina contra a febre amarela para as áreas com recomendação de vacinação em todo o país.
“Seguimos o protocolo com a aplicação da dose única. Sendo assim, as pessoas que tomaram a vacina no passado já estão imunizadas. O município cumpriu o cinturão de imunização proposto pelo Ministério da Saúde vacinando mais de 80 mil pessoas, apenas em áreas verdes, entre março e abril deste ano. Em Petrópolis nunca foi registrado nenhum caso de febre amarela em humanos e não há nenhum paciente sob investigação ou com sintomas da doença no município”, frisa o secretário de Saúde, Silmar Fortes.
A campanha de vacinação contra a febre amarela teve início em Petrópolis no dia 18 de março com a chegada de 75 mil doses. Além de proporcionar um sistema de vacinação inédito, com 50 pontos de vacinação em todo município, a Saúde também adotou a vacinação volante, levando as doses às áreas de população da zona rural e famílias que vivem em locais próximos a matas.
Devem se vacinar crianças a partir de nove meses a adultos com até 59 anos. A imunização é contra indicada para gestantes, pessoas com o sistema imunológico debilitado e pessoas alérgicas à gema de ovo. Os idosos devem ser vacinados apenas com a liberação de um médico.
Vigilância Ambiental extingue plantão de monitoramento
A Coordenação de Vigilância Ambiental está extinguindo a partir deste sábado (30.09) os plantões de fim de semana e feriados criados para auxiliar a população que encontrassem macacos sem vida ou debilitado durante o período de circulação de febre amarela no Estado do Rio. Os atendimentos passam a ocorrer de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h, na sede da Vigilância Ambiental na Avenida Dom Pedro I, 353, Centro, ou pelo telefone (24) 2291-1797 todos os dias de 8 às 17h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
A coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Pellegrini, explica que os plantões foram criados após o registro de um macaco contaminado com febre amarela em junho.
“Registramos casos de pessoas que envenenaram os animais por medo de se contaminar com febre amarela. A população não corre risco de pegar febre amarela por meio desses animais, a doença é transmitida por mosquitos que se encontram apenas em áreas de mata fechada. De todas as amostras enviadas ao laboratório no Rio de Janeiro, apenas uma se confirmou, reforçando que o vírus não circulou pela nossa cidade. Mas, caso a população encontre algum doentes ou mortos, eles precisam seguir para centros de reabilitação e também para laboratórios de referência para serem examinados, para isso é preciso que a população ligue e solicite a retirada dos animais com segurança”, orienta.
A vacina contra febre amarela está disponível nas seguintes unidades:
-Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde) – Rua Santos Dumont, S/Nº
-PSF Alto da Serra – Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)
-PSF São Sebastião – Rua São Sebastião nº 625
-UBS Alto Independência – Rua Ângelo João Brand s/n
-Ambulatório Escola – Rua Bernardo Proença nº 32
-Hospital Alcides Carneiro – Rua Vigário Corrêa, 1.345
-UBS Morin – Rua Pedro Ivo, n.º 81 – Morin
-UBS Itaipava – Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n
-UBS Pedro do Rio – Estrada União e Indústria s/n
-PSF Posse – Estrada União de Indústria nº 33.530
-Coordenação Epidemiologia – Hospital Municipal Nelson de Sá Earp – Rua Paulino Afonso, 455.
*Atendimento de 9h às 19h30 – Com intervalo de 1 hora de almoço
UBS Quitandinha – Rua General Rondon nº 400
UBS Retiro – Av. Barão do Rio Branco s/n
UBS Itamarati – Rua HívioNaliato nº 169