Fechado há 13 anos, prédio do Inpas na Rua Teresa vai abrigar espaço para empreendedores
Abandonado desde que foi construído, em 2005, o prédio do Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Município de Petrópolis (Inpas), na Rua Teresa, enfim terá finalidade: o imóvel, avaliado em mais de R$ 5 milhões, vai abrigar, a partir de 2019, o Espaço Empreendedor, reunindo em um único local todos os serviços necessários à abertura ou legalização de empresas, além de área para oferta de cursos de capacitação.
Leia também: Prefeitura tenta apoio da iniciativa privada para recuperação de prédio do Inpas
O prédio, construído pela própria Prefeitura, nunca foi utilizado e há anos vem apresentando claros sinais de degradação, o que vai obrigar o governo municipal a executar melhorias para garantir a adequação do ambiente à instalação do setor, que é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O novo projeto foi apresentado na segunda-feira (20) pelo prefeito Bernardo Rossi para empresários da Rua Teresa.
“O processo está em fase de licitação e esperamos iniciar a obra até o fim do ano. O prédio, nunca usado, ficou bem deteriorado, mas ele ocupa um espaço valioso e de ótimas estrutura. É importante salientar que o Espaço Empreendedor é a porta de entrada dos novos negócios na nossa cidade e a implantação no coração da Rua Teresa busca trazer cada vez mais investidores para essa região”, disse Bernardo Rossi.
Atualmente, o Espaço Empreendedor funciona no Centro Administrativo Frei Antonio Moser e, apenas em julho, garantiu 1.124 atendimentos. “Queremos que nesse novo local, além dos serviços já ofertados, também possamos contar com salas para capacitações e banheiros que poderão ser utilizados pelos visitantes da Rua Teresa”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.
Para o empresário Nelson Baptista, o encontro foi positivo. “Tivemos a oportunidade de conhecer o projeto e conversar sobre a Rua Teresa. Fizemos nossas colocações e o município se colocou totalmente em concordância com os nossos pedidos. Percebi a boa vontade em ajudar os lojistas e vendedores do comércio de rua”.
Sobre o Espaço Empreendedor
No Espaço Empreendedor os empresários têm acesso a serviços como: Alvará, Autenticação de livro, Consultoria Jurídica, Jucerja, Microempreendedor Individual, Nota Fiscal Eletrônica, Registro de empresas, Viabilidade, Mais Valia (Secretaria de Obras), Departamento de Trabalho e Renda, Incentivos fiscais (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Posturas e IPTU (Secretaria de Fazenda), atendimento ao produtor rural, Protocolo Geral, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Meio Ambiente. Os empresários também podem cadastrar as vagas disponíveis nas empresas no Balcão de Empregos da prefeitura – administrado pelo Departamento de Trabalho e Renda.