Feira de Shiva acontece neste sábado, com aulas de yoga, palestras e vivências gratuitas

Por Aghata Paredes

O Espaço Shiva é reconhecido como um refúgio para experiências enriquecedoras de autoconhecimento, saúde e bem-estar. Sem fins lucrativos, o local é famoso por seus encontros transformadores e pelas feiras que organiza. Entre elas, destaca-se a Feira de Shiva, aberta a todos que desejam experimentar um dia de descobertas, conexões e aprendizados. Neste sábado (25), a partir das 9h, a Feira oferecerá uma extensa programação, incluindo aulas de yoga, palestras e vivências gratuitas, além de brechó, produtos e artesanatos locais.

Foto: Maria Hennies

Às 9h, o salão do espaço ganhará vida com a aula de Dakshina Tantra Yoga, facilitada por Eliane Fernandes. Neste estilo único de yoga, há uma fusão de elementos tântricos, destacando a interconexão entre corpo, mente e espírito. Enquanto isso, na sala de terapias, Elena Machado conduzirá uma sessão de Chama Violeta. Segundo a terapeuta, é uma oportunidade para liberar tensões, físicas e emocionais, e obter clareza mental. 

Às 11h, Marcelle Valença conduzirá uma palestra sobre a relação entre corpo, natureza e alimentação consciente. “Comer comida de verdade é uma excelente forma de se conectar à natureza, mesmo estando imerso nas rotinas ocupadas e urbanas. Meditar para perceber como está se sentindo. Fazer do ato de cozinhar um momento de prazer e relaxamento. Fazer uma pausa no momento da refeição, estar presente enquanto come os alimentos, sentindo seu cheiro, sua textura, seu sabor… Comer devagar, sem distrações (televisão, celular…) são práticas simples que podem ser incorporadas em qualquer rotina.”, explica a coach de saúde integral e chef natural. Durante a palestra, o público será convidado a participar de uma vivência de atenção plena. Uma oportunidade única de redefinir a relação com a comida e saborear cada momento.

Ao meio-dia, na sala de terapias, será a vez de um cativante bate-papo sobre mentoria psicoespiritual com Claudio Miranda, Mestre em Filosofia pela PUC/RJ, professor de religiões comparadas, pesquisador do fenômeno religioso, xamanismo e terapias holísticas há mais de 40 anos. Segundo ele, a mentoria é altamente benéfica ao focar no autoconhecimento, proporcionando paz, amor e felicidade, independente de situações externas. “Ela ajuda a pessoa a amar a si mesma, o que significa alimentar não só seu corpo e mente, mas principalmente a sua alma, a encontrar paz e felicidade sem que elas dependam de situações externas ou outras pessoas. Isso dá uma grande liberdade e felicidade na vida, em geral, no trabalho e nos relacionamentos.”, explica. O objetivo da mentoria é conduzir o indivíduo rumo a três aspectos: propósito de vida, protagonismo de seu destino e prosperidade interna e externa.

Foto: Arquivo Pessoal

Às 13h, Abrahão Baptista e Kátia Sá guiarão o público através de uma palestra sobre o trabalho de George I. Gurdjieff, um influente místico, filósofo e professor do início do século XX, que acreditava na necessidade de integrar o desenvolvimento espiritual, emocional e físico para alcançar a verdadeira consciência e despertar espiritual. Seus ensinamentos incluíam a ênfase na auto-observação, a consciência do momento presente e a superação das limitações do ego.

Mais tarde, às 15h, a oportunidade de participar de uma revigorante aula de Iyengar Yoga estará nas mãos de Ju Terra e Antonio Tigre. Desenvolvido pelo mestre indiano B.K.S. Iyengar, este estilo de yoga é conhecido pela sua ênfase na precisão e alinhamento exato das posturas, chamadas de asanas.

Para encerrar o dia, às 17h, haverá uma cerimônia emocionante, permeada por cantos de mantra e confraternização, liderada por Pierre Clemente, Ju Terra, Antonio Tigre e amigos.

Confira a programação completa:

Arte: Maria Hennies

O Espaço Shiva fica localizado na Rua Treze de Maio, 259 – Centro. Para mais informações, acesse o perfil do Instagram: Shiva Espaço Yoga (@shivaespacoyoga) •

Últimas