Feira Petropolitana do Conhecimento acontece em outubro

21/05/2017 07:59

As escolas municipais participarão, em outubro, da 1ª Fepeco – Feira Petropolitana do Conhecimento. O evento reunirá os trabalhos que foram destaques nas feiras de ciências realizadas em cada unidade escolar pelos alunos matriculados nas turmas do segundo segmento do ensino fundamental, além da única escola municipal que atende o ensino médio, o Liceu.   

O projeto da 1ª Fepeco, que está sendo organizado em conjunto pelas secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico, foi apresentado nessa sexta-feira (19.05) para as diretoras e orientadores das 55 unidades da rede municipal que atendem o segundo segmento pelo secretário de Educação, Anderson Juliano e pelo subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Machado.

A feira tem como objetivo proporcionar aos estudantes e professores, a troca de informações entre as áreas do conhecimento, apresentando os melhores projetos desenvolvidos durante as práticas pedagógicas.

“Essa é uma iniciativa que vai fazer parte do cronograma anual das escolas. Queremos incentivar as pesquisas educacionais e proporcionar aos alunos a oportunidade de troca de experiências entre as escolas”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

 Para participar da 1ª Fepeco, as escolas terão que realizar, no início de outubro, uma feira de conhecimento com os alunos do segundo segmento. O tema será livre. Os professores da unidade escolar escolherão o melhor trabalho de cada segmento e os inscreverão para participar da feira, que deve ocorrer nos dias 25 e 26 de outubro em um local que ainda será definido. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita até o dia 7 de outubro. Deverão ser inscritos até três alunos por trabalho e um professor orientador. O resultado final será avaliado por um grupo de professores e eles levarão em conta a criatividade, minuciosidade e clareza. Todos os alunos classificados do 1º ao 3º lugar de cada ano participante ganharão troféus, durante a 1ª Fepeco. A escola e o professor que orientou o trabalho escolhido também.

 Além de expor os trabalhos, durante a 1ª Fepeco, os alunos poderão participar de torneios de xadrez, de soletração e de matemática. Além disso, os alunos de toda a rede, visitantes e empresários, que também fazem parte do público alvo do evento, poderão prestigiar stands satélites, com informações sobre as demais secretarias municipais, universidades e cursos técnicos. Para os próximos anos, a intenção é incluir competição de robótica, planetário móvel, ônibus da saúde bucal e biblioteca móvel.

 “A ideia é de que futuramente, os ganhadores da feira municipal sejam inscritos nas feiras de conhecimento das esferas estadual e nacional. Queremos também, nos próximos anos, conseguir apoio financeiro e bolsas para os jovens cientistas selecionados na Fepeco. Pretendemos, ainda, estender a participação na feira para as escolas das outras redes, estadual e particular. Tenho muito carinho por esse projeto e acredito que ele ajudará a mudar muitas vidas e proporcionar um futuro melhor a esses alunos, pois aos 14 anos participei de feiras na escola, participei de feiras no município e participei de feiras estaduais, todas com trabalhos vencedores. Acredito que isso tenha feito a diferença na minha vida”, explicou Marcelo Machado.

Últimas