Feirão Limpa Nome tem início nesta terça-feira; 40% dos petropolitanos estão com o nome negativado

A estimativa é que 2 mil pessoas participem do evento

24/10/2023 14:01
Por Maria Julia Souza

Nesta terça-feira (24), teve início o Feirão Limpa Nome, no Clube Petropolitano, promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). O evento visa a negociação de débitos do consumidor, com descontos de até 90%. Até o momento, cerca de 900 pessoas já se inscreveram para o Feirão, que acontece até quinta-feira (26).

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL), as dívidas acumuladas na cidade podem atingir a marca de R$ 570 milhões, afetando 40% da população com algum nível de inadimplência. De acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa, cerca de 127 mil CPFs estão negativados.

Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis, ressalta a importância do Feirão Limpa Nome, afirmando que “com dívidas que chegam a R$ 570 milhões e 40% da população enfrentando inadimplência, essa ação é crucial para a recuperação financeira dos cidadãos e a revitalização do comércio local”.

O evento, que já teve edições similares nas cidades de Três Rios e Angra dos Reis, mobiliza cerca de 65 pessoas, entre serventuários, advogados, professores e alunos do curso de Direito da Estácio e da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Além disso, conta com a participação de 19 empresas do setor bancário, prestação de serviços e de varejo.

“O Feirão Limpa Nome é um projeto iniciado na comarca de Três Rios, que, agora, será espalhado pelo estado em virtude de seu sucesso e seu alcance social. As pessoas estão saindo com um documento assinado, com a dívida renegociada, valores com descontos, parcelamentos mais longos e o comprometimento da empresa, por escrito, que feito o pagamento da primeira parcela, os nomes já serão excluídos do SPC e Serasa”, explicou o Juiz coordenador do Cejusc do foro central de Petrópolis, Carlos André Spielmann.

O Feirão conta ainda com um sistema de informação inteligente para ajudar a agilizar as inscrições e os atendimentos no local. Desenvolvido pelo Serratec, o software permite a inscrição prévia dos cidadãos com hora marcada, garantindo mais conforto e menos tempo de espera. Segundo os organizadores, cada atendimento deve durar, em média, 15 minutos e a maioria já está saindo do evento com o acordo assinado.

Como se inscrever

Para se inscrever, basta acessar o site da CDL Petrópolis. Os atendimentos são realizados de 9h às 17h.

As vagas serão disponibilizadas de acordo com a quantidade disponível para cada empresa participante. A estimativa é que, em média, 2 mil pessoas participem do evento.

Para o esclarecimento de dúvidas, a população pode entrar em contato através do telefone (24) 2244-6325.

Últimas