Feriado do Colono é celebrado com homenagens aos alemães no Centro Histórico
Petrópolis deu as boas-vindas ao feriado do colono com uma série de homenagens aos fundadores da cidade. Do Obelisco, passando pela Praça da Princesa Isabel, até os jardins do Palácio de Cristal, a programação contou com representantes do Poder Público, a banda do 32° Batalhão de Infantaria Motorizada e o Coral dos Canarinhos.
Às 9 horas, houve uma homenagem aos colonos alemães no Obelisco, com apresentação da banda do 32° Batalhão de Infantaria Motorizada. O monumento foi construído em 1957 em homenagem ao primeiro centenário da elevação de Petrópolis à categoria de cidade e também em homenagem aos alemães.
Em seguida, às 10 horas, houve uma homenagem ao Major Júlio Frederico Koeler, fundador e projetista da cidade, na Praça Princesa Isabel, com a participação da banda do 32° Batalhão de Infantaria Motorizada e discurso do orador Valério Gomes. Estiveram presentes o Prefeito Rubens Bomtempo, a primeira-dama Luciane Bomtempo, presidente da Fundação de Cultura e Turismo (FCTP) Adriana Madeira, a Diretora de Turismo Evany Noel e a Rainha, o Rei, a 1° Princesa, 2° Princesa e a 1° dançarina da Bauernfest.
Diante do histórico de fundação da cidade e do papel desempenhado pelo Major Koler, o prefeito destacou: “É muito importante nesse momento a gente perceber o tamanho da nossa responsabilidade em cuidar da nossa cidade para que ela continue sendo o que é para nossos filhos e netos”. Além disso, o prefeito fez um apelo para que a sociedade valorize os órgãos e instituições que atuam na preservação ambiental: “Tenho certeza que poucas cidades com o tamanho de Petrópolis, de 300 mil habitantes, têm uma área ambiental desse tamanho no Centro”.
A presidente da FCTP agradeceu aos petropolitanos por participarem de mais um momento de homenagem na Bauernfest. “Eventos como esse são importantes porque fazem parte da nossa memória. Conhecer bem o passado, a história de quem fundou nossa cidade, é parte fundante da nossa cidadania”, disse Adriana. Júlio Koeler foi quem projetou a planta urbana de Petrópolis. Foi ele quem teve a ideia de mudar o velho estilo colonial de construir as casas de fundos para os rios, que eram utilizados apenas como esgoto, e passou a aproveitar os cursos de água, para traçar pelas suas margens as avenidas e as ruas que davam acesso aos bairros. “A visão de preservação da natureza sempre esteve presente no Plano Koeler (que hoje chamamos de Plano Diretor). Acho que esse é um dos maiores legados que ele nos deixou”.
O prefeito anunciou, ao final, um projeto de revitalização da Praça da Princesa Isabel, através do qual será feito um trabalho de recuperação, colocando o espaço nos moldes turísticos da Praça da Liberdade. A solenidade terminou com o depósito de uma coroa de flores no busto do Major Frederico Koeler, ao som da banda do 32° Batalhão de Infantaria Motorizada, que tocou o Hino de Petrópolis.
As homenagens findaram com um culto ecumênico celebrado nos jardins do Palácio de Cristal, às 11 horas, ministrado pelo pastor da Igreja Luterana Elton Pothin e pelo bispo diocesano Dom Gregório Paixão, OSB, e contou com a participação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis.