Festa de São Judas Tadeu e Centenário de Frei Aniceto movimentaram a Mosela

28/10/2016 18:31

Ontem, a paróquia de São Judas Tadeu, localizada na Mosela, esteve em festa durante o dia inteiro em dupla comemoração: a festa do santo e a celebração do centenário do Frei Aniceto, que construiu a igreja e a escola no bairro. Foram celebradas várias missas, circundadas de barraquinhas de comidas típicas e uma exposição em homenagem ao Frei Aniceto, que teve os restos mortais trazidos para serem enterrados na igreja este mês.

São Judas Tadeu é um dos santos mais populares da igreja católica, considerado o santo dos desesperados e aflitos, o santo das causas sem solução e das causas perdidas. Às 14h foi celebrada a missa dos enfermos, que lotou a igreja. Pessoas formavam filas nos corredores para serem ungidas. “Isso aqui, para quem tem fé, é muito bom. Eu venho todo ano”, disse a aposentada Rose Palma, de 64 anos.

O famoso pastel de São Judas Tadeu foi um dos convidados especiais da festa e o culpado por enormes filas que se formavam entre o público. Os corajosos para enfrentá-las não se arrependiam: "É o pastel mais gostoso e mais barato que conheço!", disse a aposentada, de 70 anos, Maria Geralda Rodrigues, que vem todos os anos à festa. Para ela, nem o frio e a chuva foram empecilhos. “Quando eu trabalhava saía de casa até com enchente! Por que não sairia para vir à igreja com chuva?”, disse, resoluta.

No salão inferior foi montada uma exposição com objetos pessoais do frei Aniceto e fotografias da época em que ele morou e atuou em Petrópolis. Conhecido pela extrema valorização da Educação – " a educação é a base de tudo", como costumava dizer –, Aniceto fez questão de construir uma escola ao lado de cada igreja fundada. Só em Petrópolis foram cinco: a Escola São Judas Tadeu, a Escola Frei Aniceto, a Escola São Francisco de Assis, a Escola no Rio da Cidade e a Escola Santa Rita de Cássia, além da Creche São Judas Tadeu.

Além da exposição, a equipe organizadora, com autorização da Província Franciscana, trouxe os restos mortais de frei Aniceto do Cemitério Municipal, onde foi enterrado no mausoléu dos frades, para serem enterrados na igreja. A exumação ocorreu no dia 22 de outubro e o novo enterro no dia 23, na parte direita da igreja, abaixo da estátua de Nossa Senhora.

Últimas