Festa do Sagrado Coração de Jesus começa nesta quarta-feira
Depois de dois anos com celebrações remotas e festividades via drive thru, a Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ) retoma nesta quarta-feira (15), de forma presencial, a Festa do Sagrado Coração de Jesus, Titular da Paróquia e Fraternidade que no ano passado completou respectivamente 75 anos de criação e 125 anos de presença dos frades menores franciscanos em Petrópolis.
As festividades religiosas começam nesta quarta-feira com o início da Novena do Sagrado Coração de Jesus que vai até o dia 23 de junho. Durante nove dias os fiéis e devotos do Sagrado Coração poderão refletir sobre temáticas próprias que envolvem o tema do Sagrado Coração, como por exemplo, sobre a Eucaristia, misericórdia, caridade, virtudes cristãs, dentre outros.
No dia 24 de junho, data em que a Igreja comemora a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, as Celebrações Eucarísticas serão às 7h, 15h e 18h. O Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão, presidirá a Santa Missa das 7h. No dia 26 de junho haverá uma procissão pelas proximidades da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, núcleo central do que hoje é conhecido como “O Sagrado”. Já às 15h, o Grupo de Oração “Jesus Vive e é o Senhor”, da Renovação Carismática Católica prepara uma Tarde de Louvor.
Segundo a organização da Paróquia, uma comissão com lideranças de movimentos e pastorais foi criada para preparar a volta das festividades presenciais que para além das celebrações religiosas, contará também com uma extensa programação gastronômica com quermesse, barracas com comidas típicas, apresentações e música ao vivo. Entre os dias 18 e 19 de junho, acontecerá a “Festa Junina”. Já no dia do Sagrado, sexta-feira 24 de junho, durante todo o dia será vendido o tradicional bolo do padroeiro. Nos dias 25 e 26, sábado e domingo, a festa acontecerá das 14h às 22h. E não para por aí, a Festa do Sagrado volta nos finais de semana de agosto, a saber: 13 e 14, 20 e 21, 27 e 28.
Para o Guardião do Convento e Pároco da Paróquia, Frei Jorge Paulo Schiavini, celebrar presencialmente as festividades do Sagrado é uma oportunidade de rememorar a fé de um povo que vê no Sagrado Coração de Jesus uma fonte de amor e misericórdia. “Todos os dias diversas pessoas passam pela Igreja do Sagrado e recorrem ao santo cuja imagem tem destaque no presbitério de nossa Igreja. Retornar com as festividades e celebrações presenciais em nossa comunidade de fé enche nosso coração de alegria”, revelou. “Continuamos com todos os cuidados e medidas sanitárias de segurança devido a pandemia, tanto que nossa festa externa acontecerá em um lugar aberto”, acrescentou Frei Jorge.
A programação religiosa contará também com transmissão pelas redes digitais da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.