Festival Internacional de Corais tem programação durante todo o sábado; confira

19/08/2018 08:00

Grandes atrações aguardam o público do FIC Petrópolis –Festival Internacional de Corais até dia 26 de agosto. Na programação gratuita deste sábado (18), o Coro Juvenil da Rocinha/RJ, Coral NICC Nova Iguaçu/RJ, e Coro Infantojuvenil S. Francisco/RS se unem aos grupos locais neste grande intercâmbio: Coral Usimed e o Coral Enxergar Além do Olhar, completam os destaques do dia entre as apresentações gratuitas. O Dó Ré Mi abre os Concertos de Gala no Theatro D.Pedro, às 20h30, com a pré-estreia do show “Like”, trazendo espetáculo inédito para o festival.

No site www.ficpetropolis.com.br tudo sobre o evento em espaços como praça D. Pedro, Palácio de Cristal, Catedral S. Pedro de Alcântara – com entrada franca –, no Theatro D. Pedro e Quitandinha, ingressos a R$ 20 e R$10 (meia). O FIC Petrópolis promove ainda Master Class de Regência Coral com o maestro alemão Christoph Siebert, na sede dos Canarinhos, com início hoje às 9h30, até as 17h. 

Na praça D. Pedro, às 12h, o dia começa com o Coro Juvenil da Escola de Música da Rocinha/RJ, formado desde 1995 por crianças e jovens, comandados por Valéria Correia, que cumpre o papel de contribuir para a formação geral dos alunos; o repertório varia do popular ao erudito, já teve participação em programas de TV, eventos e festivais pelo Brasil. Lançou o primeiro CD “Paz”, pela Sony, em 2001, e participou dos CDs da Orquestra Filarmônica do RJ e dos músicos João Bosco e Joanna. Em seguida, Coral NICC Nova Iguaçu/RJ, grupo misto com 28 adultos, criado em 2004 por cantores egressos de outros coros. Na regência, Glaucia Mancebo e Zeca Rodrigues, apresentam repertório com ênfase na MPB e Bossa Nova.          O terceiro coral na praça é o petropolitano Enxergar Além do Olhar, criado na Assoc. de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência Visual de Petrópolis –APADV, a fim de proporcionar aos deficientes integração social e estreitamento de laços afetivos através da arte. Conduzido por Diego Teixeira, participou de festivais de corais, do Coral Mil Vozes e outros eventos. O nome do grupo significa o despertar para o que é “essencial na vida”.

No Palácio de Cristal, às 18h, neste sábado, o Coral Infantojuvenil S. Francisco, de Tupandi/RS, é formado por crianças e jovens de 07 a 14 anos; conduzido por Fabio Neis, tem foco na educação para a cultura musical; repertório varia do folclore à música sacra, passando pela MPB e canções internacionais, de forma a proporcionar aos cantores uma vivência cultural ampla. Não termina por aí, o festival reserva ainda o Coral Usimed, de Petrópolis, regido pela musicista Fátima Brasil e pela médica e musicoterapeuta Celina Maydana. Desenvolve trabalho terapêutico utilizando a música como melhoria da qualidade de vida. Gravou dois CDs e apresentou-se em várias cidades, com destaque para o Encontro Científico da Assoc. de Musicoterapia do RJ. Ainda no Palácio de Cristal, apresentam-se também os coros da Rocinha e o NICC, que estiveram na praça D. Pedro.

 A noite encerra com o Dó Ré Mi no Theatro D.Pedro. Galera que canta, dança e representa, vem com proposta inovadora, seu repertório é para todas as idades, com ênfase na pegada teen. Gravou CD pela Biscoito Fino, com participações de Paulinho do Roupa Nova, Lucy Alves, Mafalda Minnozzi e outros. Já dividiu o palco com grandes nomes da música como Milton Nascimento, Daniel, Bibi Ferreira, Danilo Caymmi, padre Fabio de Melo, Mafalda Minnozzi, Simoninha, e a coautora de "Despacito", Erika Ender.

Últimas