Festival Sesc de Inverno reúne grandes nomes da literatura neste fim de semana

Por Redação/Tribuna de Petrópolis

O Festival Sesc de Inverno 2024, reconhecido como o maior evento multilinguagem do país, promove neste fim de semana, nos dias 20 e 21 de julho, o Fórum de Ideias no Café Concerto do Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ) em Petrópolis. Com entrada gratuita, o evento visa fomentar reflexões e debates sobre arte, cultura e educação no Brasil.

Inspirado pelo verso “Nenhum Brasil existe. E acaso existirão os brasileiros?”, de Carlos Drummond de Andrade, o Fórum de Ideias trará rodas de conversas com personalidades como Conceição Evaristo, Nilma Lino Gomes, Jeferson Tenório e Muniz Sodré. O objetivo é dialogar com o tema do festival, “Coisas do Brasil”, explorando as diversas existências e pensamentos que compõem a geografia brasileira, especialmente a geografia dos afetos.

A abertura do Fórum acontece neste sábado (20), às 11h, e conta com uma conferência do sociólogo, professor e jornalista Muniz Sodré, abordando “O que é a identidade brasileira?”. Em seguida, às 14h, acontecerão os painéis de Bárbara Carine, com o tema “A educação como via de superação do racismo estrutural”, e Nilma Lino Gomes, discutindo “Negritude e corporeidade negra”. Às 16h, Amara Moira e Jeferson Tenório falarão sobre “Manifesto por um Brasil transviado” e “Literatura e liberdade: os desafios da ficção brasileira na contemporaneidade”, respectivamente. A mediação será de Bianca Santana, jornalista e doutora em ciência da informação. A noite termina com o coquetel de lançamento da segunda edição da revista de artes “Paquetá”, às 18h.

No domingo (21), às 16h, Conceição Evaristo apresentará a conferência “Tecido pelas Escrevivências, um outro Brasil”, seguida de um debate mediado pela jornalista Flávia Oliveira. Pela manhã, às 11h, Geni Núñez e Maria Stockler Carvalhosa discutirão “Outros mundos possíveis” e “Fecha a luz”. Às 14h, Cidinha da Silva e Tiganá Santana abordarão “Das alianças entre os povos originários e as pessoas negras” e “A que serve ser brasileiro?”. Todos os painéis serão conduzidos por Bianca Santana.

A programação literária do Festival Sesc de Inverno 2024 destacará temas como brasilidade e identidade negra. Uma das novidades é o retorno do projeto Boca Suja, que distribuirá poemas impressos em guardanapos. Este ano, a homenageada é Roseana Murray, poetisa e escritora infantojuvenil, que recentemente superou um episódio de violência em Saquarema.

Com uma pluralidade de exposições, intervenções e oficinas, o 22º Festival Sesc de Inverno acontece até 28 de julho, em 24 localidades do estado do Rio de Janeiro, marcando a maior edição de todos os tempos. A programação completa está disponível no site do festival.

Últimas