Filme petropolitano sobre Jacy Guarany participa de Festival Internacional de Cinema de Arquivo

28/11/2020 11:13

O curta-metragem “Guarany-Eu sou o menino do Cinema Paradiso” está participando do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. O filme, dirigido por Aline Castella, conta a história de Jacy Guarany,  um dos pioneiros do cinema e do rádio em Petrópolis. O festival acontece online, e o filme fica em exibição até o dia 3 de dezembro na plataforma do festival.

Este é o segundo festival do gênero de cinema de arquivo do qual o filme participa. Neste ano, a obra fez parte do Recine 2020 – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, e da Mostra MAM 65, em comemoração pelos 65 anos da cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio. “Guarany” concorre na categoria melhor documentário do Prêmio Corvo de Gesso de Jacareí e foi um dos indicados ao Prêmio Guerra Peixe deste ano, em Petrópolis. 

O filme é um projeto aprovado no edital do Fundo Municipal de Cultura e conta a vida de um dos pioneiros do cinema e do rádio em Petrópolis, através das histórias de seu filho, Gilberto Guarany, outro personagem extremamente relevante na história cultural da cidade.

Jacy Guarany, cearense nascido em 1903, veio a Petrópolis para desmontar um avião que se acidentou em 1926, no bairro Mosela. Com os conhecimentos em eletrônica adquiridos nos tempos de exército, começa a montar rádios, equipamentos de sonorização e uma produtora cinematográfica, a Petrópolis Film, que se mantinha exibindo comerciais das lojas locais junto à programações de cinema na Praça da Liberdade, na década de 1940.

Ainda menino, Gilberto acompanhava o pai nas exibições e por vezes até operava os equipamentos de projeção e som. Conhecimento precocemente adquirido que, em sua opinião, foi fundamental para o seu desenvolvimento profissional e, consequentemente, para a criação da equipe de som Furacão 2000, importante nome na divulgação da cultura funk no Brasil, fundada por ele na década de 1970. 

No Festival Arquivo em Cartaz, o filme concorre na Mostra Competitiva, na categoria Media Metragem. Toda programação está disponível no site do festival e os filmes ficarão disponíveis até 3 de dezembro. Para assistir os filmes, é necessário fazer um cadastro gratuito na página do Cardume TV.

Últimas