Fim do mistério: réplica do avião de Santos Dumont é restaurada e volta para a Praça 14 Bis
A réplica do avião 14-Bis do aviador Santos Dumont foi recolocada na Praça 14 Bis, no Centro, depois de quase 45 dias misteriosamente guardada para reparos. Entre as várias questões que surgiram, como a madeira que sustentava o monumento e a direção duvidosa em que ele havia sido instalado, a Prefeitura não respondia para onde o monumento havia sido levado. A Tribuna apurou e descobriu que a restauração foi feita pela empresa Tecnoweld, na Castelânea, especializada no trabalho com tipo de material utilizado na réplica.
Leia também: Mulher dá à luz com a ajuda dos bombeiros em Águas Lindas, Nogueira
Segundo a Prefeitura, foi feita a pintura e recuperação dos danos sofridos, não somente pela queda, mas também pela ação do tempo ao longo dos anos. Já que a peça nunca recebeu nenhuma manutenção desde a sua instalação em 2006 – quando foi doada pela empresa GE Celma.
A réplica amanheceu no chão no dia 19 de agosto, e foi removida pela Prefeitura. Na ocasião, foi informado que a peça havia sido levada para a GE Celma, que segundo a Prefeitura, também era responsável pela sua manutenção. Informações que foram negadas pela empresa. A Tribuna questionou a Prefeitura sobre quem fará a manutenção a partir de agora, mas não foi informado.
O reparo custou R$ 9.980. A réplica foi reinstalada na noite desta sexta-feira (02). Ela já pode ser visitada e está com iluminação especial pela Campanha do Outubro Rosa.