Fiscalização da Prefeitura intima mercado e fecha lojas no Centro Histórico

01/04/2020 09:17

A Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública (SSOP) realizou uma ação de fiscalização na tarde desta quinta-feira (02.04) para apurar denúncias de estabelecimentos comerciais que estariam desrespeitando as determinações do município. O decreto municipal número 1.103 autoriza – no contexto da pandemia da Covid-19 – o funcionamento apenas de estabelecimentos que prestem serviços essenciais. Na ação, que contou com o auxílio do Procon/Petrópolis, três lojas foram flagradas burlando as medidas e fechadas. Um mercado ainda foi intimado a se adequar às determinações de atendimento recomendadas pelas Secretarias de Saúde do Município e do Estado, Ministério da Saúde e Organização Mundial – OMS.

O flagrante aconteceu na Rua Joaquim Moreira. “Em uma loja que vende roupas, as funcionárias e a responsável pelo negócio atendiam três clientes. O funcionamento da loja acontecia em desacordo com o decreto municipal”, informou a secretária de Segurança, Serviços e Ordem Pública, Karina Bronzo. “E no momento em que a nossa equipe chegou ao local, outras duas lojas vizinhas – que também estavam abertas, foram orientadas a baixar as portas e encerrar o atendimento”.

Leia também: Sindicato que representa o setor de vestuário já conta mais de 400 demissões

Ao longo da tarde, as equipes da prefeitura percorreram o comércio, orientando o funcionamento, conforme o decreto. Em uma rede de mercados, a loja cheia e a falta de medidas para a segurança de clientes e funcionários na proteção do contágio do coronavírus, levou os agentes públicos a intimarem o estabelecimento. “Nós recebemos denúncia de que a loja tem recebido um número grande de clientes simultaneamente, formando aglomeração. Na tarde de hoje, observamos o mesmo cenário das denúncias”, ressalta a secretaria da SSOP.

O mercado foi intimado a orientar os clientes na formação de filas com distanciamento de um metro e meio, disponibilizar álcool em gel para funcionários e clientes, além de instalar anteparo para separar os caixas dos consumidores. “No sábado (28.03), nós já havíamos orientado a gerência do mercado a tomar as mesmas medidas. Hoje, eles foram intimados. Caso seja flagrado novo desrespeitos às medidas de proteção contra a Covid-19, o estabelecimento será autuado”, esclarece Karina.

Últimas