Flexibilização das barreiras sanitárias: Petrópolis libera entrada de pessoas de outros municípios a partir de sexta-feira

07/10/2020 16:03

Petrópolis entra, a partir desta sexta-feira (09/10), em período de teste para a flexibilização do controle sanitário nas entradas da cidade. Segundo a Prefeitura, a decisão é baseada nas notas técnicas da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária. Com a taxa de ocupação dos leitos de hospitais mais baixa desde 29 de abril – atualmente os números estão em 18,5% em leitos clínicos e 18,2% nos leitos de UTI – a Prefeitura vai permitir a entrada de pessoas de outros municípios sem a necessidade de voucher. Entretanto, o governo diz que as “barreiras” permanecem com a aferição de temperatura. Além disso, motoristas ou passageiros que apresentem sintomas respiratórios serão orientados a retornarem.

A flexibilização das barreiras vinha sendo pedida por várias entidades ligadas ao setor de turismo da cidade. O Petrópolis Convention & Visitors Bureau chegou a encaminhar ofício nesta semana pedindo atenção ao tema, citando a realização do Petrópolis Gourmet, que começa no fim deste mês. Até agora, apenas pessoas com reserva em hotéis ou comprovando agendamento de compras em lojas dos polos de moda podiam passar pelas barreiras. Para entrar, muita gente vinha buscando acessos alternativos, fugindo a fiscalização. 

Segundo o governo municipal, a flexibilização continua condicionada à taxa de ocupação dos leitos. A Prefeitura frisa que este é um período de testes e, caso a ocupação dos leitos chegue a 70%, o município poderá voltar atrás na decisão e não descarta, inclusive, um possível lockdown. O governo municipal também destaca a importância de cada pessoa continuar se prevenindo para que a doença continue sendo controlada em Petrópolis, isso inclui o uso de máscaras e de álcool em gel, sair de casa só em caso de necessidade, evitar aglomerações e manter o distanciamento social. “A colaboração de cada um nas ações de prevenção é fundamental para o município continuar mantendo baixas as taxas de ocupação dos leitos hospitalares”, afirmou, em nota.

A medida visa estimular, de forma responsável e embasada nas notas técnicas da Saúde, a retomada gradual dos setores econômicos de Petrópolis, que sofreram com o isolamento social por conta da Covid-19, como o comércio.

Leia também: 

Prefeitura autoriza reabertura de pontos turísticos a partir de 8 de outubro

Retomada das atividades depende de flexibilização de medidas sanitárias e orçamento, diz Museu Imperial

 

Últimas