Flexibilização das barreiras sanitárias vale também para ônibus e vans de turismo

10/07/2020 18:23

A Prefeitura de Petrópolis publicou nesta sexta-feira (10) decreto municipal prevendo as regras para a flexibilização do controle sanitário para compradores dos polos de moda e de meios de hospedagem na cidade. A surpresa ficou por conta da autorização para entrada de ônibus e vans de turismo, que até agora estavam proibidos na cidade. A flexibilização começou ontem – embora o Diário Oficial esteja datado de 8 de junho, o documento foi disponibilizado apenas nesta sexta. Também estão no decreto as regras para funcionamento de hotéis, pousadas e congêneres.

A possibilidade de entrada de ônibus e vans de turismo, para muitos, abre caminho para a flexibilização também da entrada de ônibus intermunicipais e interestaduais. “Se ônibus de turismo podem entrar, porque os ônibus intermunicipais não podem? Espero que a Prefeitura enxergue isso e autorize a circulação”, diz Sandro Coutinho, que se mudou para Petrópolis pouco antes do início da pandemia. Apesar do desejo de Sandro e de várias outras pessoas, a Prefeitura garante que ainda não há previsão de retorno das operação destas linhas.

Leia também: Saúde disponibilizará 2500 testes rápidos de Covid-19 em 8 locais no fim de semana

A entrada de ônibus e vans segue a mesma regra que a exigida para quem vem de carro. Os veículos são parados na entrada da cidade e os ocupantes precisam comprovar que estão indo aos polos de compras (com preenchimento de formulário específico fornecido pelos lojistas) ou para os meios de hospedagem (é preciso apresentar o voucher comprovando a reserva). Todos passam, ainda, por medição de temperatura. Sem o comprovante da reserva ou do agendamento na loja ou com temperatura corporal acima de 37,9°, a pessoa será liberada para entrar na cidade. 

O documento também trouxe regras para o funcionamento dos hotéis e pousadas, que terão que operar com 50% da capacidade e deverão seguir regras rígidas para evitar a disseminação do coronavírus. 

Clique aqui e leia o decreto na íntegra.

Últimas