Flisi: Feira Literária Imperial tem início na próxima quarta-feira
Com o tema “Memória e Diversidade Cultural Brasileira”, a 4ª edição da Festa Literária da Serra Imperial será aberta na próxima quarta-feira e vai até sábado, em quatro pontos turísticos de Petrópolis: Museu Imperial, Casa da Educação Visconde Mauá, Casa Cláudio de Souza e Bohemia. O evento é uma iniciativa do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, que reúne grandes nomes da literatura brasileira. Para participar basta fazer a inscrição pelo site www.flisi.com.br. Toda a programação é gratuita.
Leia também: Flisi 2019 promove encontro com foco na cultura afro-brasileira
“A memória dos eventos passados é uma potência formadora da identidade dos indivíduos, assim como a memória coletiva contribui para formar a identidade sociocultural de um povo”, destacou a idealizadora da FLISI e diretora/presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, Cristina Oldemburg.
A abertura do evento, na quarta-feira, às 16h30, no Museu Imperial, com a apresentação do Coro de Câmara da Universidade Católica de Petrópolis, com regência do maestro Antônio Gastão. Em seguida, às 17h, Roberto DaMatta e Elena Welper lançam o livro “Chamado da Selva” e participam da mesa “Da Literatura à Etnografia: Influências do Romantismo na Antropologia”. Às 18h30, começa o encontro a “A História da Amazônia”, com o escritor Márcio Souza, romancista, diretor de teatro e ópera, tendo como mediadora, a historiadora Patricia Souza Lima. Ao final, Márcio Souza lançará a obra “A História da Amazônia – Do período pré-colombiano aos desafios do século XXI”, com direito a autógrafos.
Na quinta-feira, a Casa da Educação Visconde de Mauá recebe, às 8h30, a Contação de História a “Semente da Verdade”, de Patrícia Angel Secco, com a convidada Mary de Paulla. Às 9h30, acontece o Lançamento Literário “Coração Alfabetizado”, da autora Janir Lage, com a participação do Coral dos Anjos. Já na parte da tarde, serão dois lançamentos: às 14h “Eu quero, Eu quero”, da autora Magda Hruza Alquéres, e às 15h, o “O Reino dos Livros Esquecidos”, de Catarina Maul, com a participação de Thiago Gabrig. Na quinta-feira, também tem programação no Museu Imperial a partir das 14h. Serão quatro Encontros: “Guardados Poéticos”, com a participação dos atores Zezé Motta, Eli Ferreira e David Junior, às 14h; “Mitologia e Lendas de Matriz Africana”, às 15h15; “A Voz do Povo Negro”, a partir das 16h30; e “A África é Aqui: Direitos e Demandas da População Afrodescente”, às 20h, com os convidados Luiz Antonio Simas e Eliana Alves Cruz. Na mesma noite, Luiz Antonio Simas fará o lançamento de seu livro “O Corpo encantado das ruas”. Ainda no Museu Imperial, às 18h30, será apresentada a peça teatral “Um Sarau Imperial”.
O terceiro dia de programação da FLISI começa cedo. Na parte da manhã haverá Contações de Histórias “O Pássaro sem Cor”, de Luís Norberto Pascoal, às 8h30, e “Euzinha”, de Kátia Rocha, a partir das 9h30. O artista Rodrigo CB comanda duas oficinas de Arte Educação, com início previsto para as 9h. Abrindo a programação da parte da tarde, às 14h, o Teatro Cesgranrio apresenta “Mistureba, As Cores do Mundo”. Em seguida, às 15h, acontece a Contação de História “A Felicidade das Borboletas”, de Patrícia Rangel. Às 15h30, é a vez da apresentação do Corpo de Ballet da Casa de Educação.
Ainda no dia 4, a Casa Cláudio de Souza recebe às 18h a palestra “Sertão, Serra e Letras: Euclides da Cunha em Atravessamentos”, ministrada pela convidada Anabelle Loivos. Já no Museu Imperial, a programação começa às 14h, com a apresentação dos alunos do colégio Dom Pedro II, com o “Slam Poético Leitores Além do Século”. Logo após, às 15h, o público poderá participar do Lançamento Literário “Meu Grito Primal”, do autor Caçula. Às 18h30, o Teatro Um Sarau Imperial entra em cena com mais uma apresentação. Encerrando a programação de sexta-feira, às 20h, Eduardo Jardim e Faustino Teixeira participam da Mesa “Diversidade Religiosa: A Construção da Paz entre os Diferentes”, mediada por Leandro Garcia, que fará o lançamento do livro “Correspondência entre Mário de Andrade e Alceu Amoroso Lima”.
A quarta edição da Flisi encerra sua programação no sábado, no Pátio Cultural da Bohemia. Às 12h15, acontece o Sarau Encontro de Poetas da Língua Portuguesa e, no decorrer da tarde terão Brindes Literários, com lançamentos de obras como: “Entremente”, de Marcio Avelino e “O Córrego, de Lázaro Cassar, às 14h; “Sol de Sagitário”, de Catarina Maul e Eduardo Soares, às 16h, com a participação da Dueto astrologia, de Sarah Lemos e Paulo Marco de Carvalho; e “Paixão e Esperança”, de Felipe Candiota, às 18h. A novidade deste ano, é o “Microfone Aberto” na programação de poesia, onde o público poderá ter voz e participar recitando suas poemas ao vivo. Finalizando o sábado, às 19h, Agnes Mariá, Mauí e Valentine apresentam a performance Poetas Vivos, um coletivo que surgiu em Porto Alegre, em 2018, e hoje reúne mais de 30 artistas que realizam intervenções culturais em diversas partes do país.