Fogo às margens da BR-495 destruiu 200 mil metros quadrados de vegetação

16/07/2019 06:00

Duzentos mil metros quadrados de vegetação foram destruídos em incêndio na BR-495 (Estrada Petrópolis-Teresópolis) no fim de semana. O fogo começou na tarde do último sábado (13) na altura do km 40, em Itaipava, e só foi controlado pelo Corpo de Bombeiros 30 horas depois. Na manhã desta segunda-feira (15) foi feito um sobrevoo na área atingida e, de acordo com o comandante do 15º GBM, tenente-coronel Gil Kempers, não havia novos focos. 

Segundo o comandante, além de duas aeronaves, também auxiliaram no combate às chamas 23 viaturas do Corpo de Bombeiros e de outros órgãos. No total foram lançados 16 mil litros de água. Quarenta e quatro militares e 50 brigadistas atuaram na operação. “Tudo indica que o incêndio começou por uma ação humana próximo a rodovia”, disse o comandante.

Três equipes do Corpo de Bombeiros ainda estão na região monitorando a área e de acordo com o  tenente-coronel Gil Kempers novos sobrevoos estão programados para acontecer. “Vamos continuar na região monitorando. O incêndio foi uma área restrita e longe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos”, explicou o comandante.

Dados do Corpo de Bombeiros divulgados na última sexta-feira (12), revelou que os registros de incêndios florestais aumentaram cerca de 88% em um ano. O levantamento indicou que no mês de junho de 2018 foram contabilizados 18 queimadas, enquanto que no mesmo mês deste ano, este número passou para 34. Ação humana e tempo seco são as principais causas das queimadas registradas na cidade.

De acordo com os bombeiros, só na área do primeiro distrito foram registrados 20 focos de incêndio em junho deste ano. No mesmo período de 2018, foram oito queimadas. Já na região dos distritos, foram controlados 14 focos de incêndios florestais no mês passado, enquanto que em junho do ano passado, foram 10.

Últimas