Fórum Popular de Cultura pede que Câmara lute para manter CPI do Natal Imperial

16/04/2019 19:24

O Fórum Popular de Cultura, formado por artistas e produtores culturais, entregou ao presidente da Câmara, vereador Roni Medeiros (PTB), uma carta pedindo que tome providências para que a CPI do Natal Imperial 2018 possa concluir seu trabalho. Na tarde de ontem, os vereadores que compõem a Comissão Parlamentar se reuniram com a assessoria jurídica da Câmara para saber os caminhos que devem tomar e que providências serão tomadas entrar com agravo contra a decisão judicial que suspendeu os trabalhos da CPI. 

Leia mais: Justiça acata pedido da Prefeitura e manda suspender CPI do Natal Imperial

O presidente da Câmara, vereador Roni Medeiros (PTB), por meio de sua assessoria, informou que recebeu a notificação para a suspensão da CPI na manhã de ontem. Ele disse que ainda não se reuniu com o jurídico da Câmara para analisar quais medidas serão tomadas. O ato da Mesa Diretora para suspensão da CPI foi publicado hoje, no Diário Oficial da Câmara.

O vereador Leandro Azevedo (PSD) presidente da CPI do Natal Imperial, reafirmou na tarde de ontem que a Câmara vai recorrer e acredita numa decisão favorável para a Comissão continuar seu trabalho na apuração dos custos do Natal Imperial. “Cumprimos todos os requisitos e seguimos o ritual em todas as reuniões, no restringindo exclusivamente ao tema. As argumentações apresentadas pela Prefeitura não têm fundamento e vamos mostrar isso”, afirmou o vereador. 

Leia também: Novo depoimento à CPI confirma que PMP alugou suas próprias barracas

Leia também: CPI do Natal Imperial: primeiros depoimentos já confirmam irregularidades

Na carta entregue ao presidente da Câmara, os artistas e produtores culturais chamam atenção para o fato de que uma liminar impedindo o trabalho da Câmara não pode ser aceita e nem ficar sem resposta. “Esta ação não pode ser passivamente aceita pela Câmara, sob risco de desmoralizar sua independência frente ao Executivo. Sabemos que no último ano, diversos vereadores foram afastados, e inclusive alguns foram presos, devido a desvios comprovados no erário, o que trouxe para esta casa uma imagem muito negativa junto à população”, afirma os membros do Fórum Popular de Cultura.

Fazendo referência ao custo do palco que foi instalado na Praça Dom Pedro, num valor inicial de R$ 327 mil, os membros do Fórum frisam que os eleitores não vão esquecer este fato e frisam que os atuais vereadores têm que preservar a imagem da Câmara, pois não respondem a nenhum inquérito. “Os vereadores que permaneceram em seus mandatos, e não estão envolvidos em nenhuma fraude, têm a obrigação de zelar pela imagem da Câmara. A CPI do Natal Imperial ganhou uma repercussão enorme, não apenas municipal, mas estadual e nacional, de modo que pedimos que o senhor tome providências imediatas para preservar o trabalho desta Casa Legislativa, não permitindo que a imagem pejorativa da nossa cidade seja reforçada pela imprensa, mas sim levando à cabo as investigações da CPI, de acordo com a lei e a vontade popular” afirma a carta do Fórum.

Últimas