Fred Procópio e Ana Maria Rattes integram governo
O prefeito eleito Bernardo Rossi anunciou os dois últimos nomes que completam o quadro de secretários de seu futuro governo. Fred Procópio será o novo secretário de Meio Ambiente e Ana Maria Rattes assumirá o Gabinete da Cidadania, pasta que será criada para promover políticas de inclusão, direitos humanos e defesa do consumidor. A estrutura estará ligada ao Gabinete do Prefeito e a Secretaria de Meio Ambiente será recriada na reforma administrativa que Rossi fará no início de seu governo.
“Ambos são pessoas que amam Petrópolis e querem o bem comum da população. Todos estão compromissados com as metas e projetos que estamos construindo para mudar o panorama do município. Teremos muito trabalho pela frente e, para isso, devemos contar com um time que corrobore com essa missão”, destacou Bernardo Rossi.
Com esses dois últimos nomes, o futuro governo terá 11 secretarias, cinco pastas ligadas ao Gabinete do Prefeito e cinco instituições vinculadas entre autarquias e empresas de economia mista. Para compor seu governo, o prefeito eleito fará uma reforma administrativa, alterando a mudança realizada pelo atual governo, além de extinguir com diversos cargos comissionados.
Fred Procópio é petropolitano, tem 31 anos, graduado em Gestão Estratégica de Marketing pela Universidade Estácio de Sá, acadêmico do sétimo período de Direito na Universidade Católica de Petrópolis, onde é pesquisador voluntário do grupo de pesquisa Justiça e Direitos Humanos. Foi assessor parlamentar do deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha, líder do PSDB na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Primeiro suplente de vereador nas eleições de 2012 e de 2016. Exerceu a presidência do PSDB em Petrópolis de 2014 a maio de 2016.
“Assumir a secretaria de Meio Ambiente é um desafio. Temos que olhar com carinho para a questão ambiental em Petrópolis. O organograma da secretaria exigirá um corpo técnico muito forte, com profissionais envolvidos de forma latente com essa demanda. A Lei de Resíduos Sólidos entrará em vigor e teremos que planejar uma logística para que todos possam se adequar. Temos que desemperrar a máquina pública, com responsabilidade, para dinamizar de forma planejada e equilibrada a urbanização da cidade. Vamos atuar como parceiros da iniciativa privada, ensinando o caminho correto para evitar a perda de tempo e erros. Vamos também rever o trabalho de fiscalização, com a melhora do efetivo, reestruturando e aparelhando melhor a Guarda Ambiental. Vamos trabalhar muito para superar todas as dificuldades”, afirmou Fred.
Ana Maria Rattes, carioca, de 77 anos, advogada, viúva do ex-prefeito Paulo Rattes, criou e foi secretária municipal de Apoio Comunitário. Ela foi eleita deputada federal pelo PMDB em 1986 e integrou a bancada feminina durante a Assembleia Nacional Constituinte em 1988. Foi uma das fundadoras do PSDB. Ana Maria Rattes também criou a subsecretaria de Políticas para as Mulheres, do governo estadual, além de presidir o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. Participou também como subsecretária de Estado, durante a gestão do governador Marcelo Alencar, na implantação dos Centros Comunitários de Defesa da Cidadania (CCDCS).
“Espero poder colaborar com o prefeito eleito Bernardo Rossi à frente da Prefeitura da melhor forma possível. Temos o foco de realizar uma administração moderna, enxuta, correta e que faça a diferença. A primeira preocupação passa a ser com o cidadão, por intermédio da implementação de políticas afirmativas de inclusão, transparência, diálogo permanente com a sociedade civil e a promoção da defesa dos direitos individuais e coletivos. Espero também ser um veículo para a aproximação do cidadão com a gestão pública e ouvir de fato suas necessidades. A incorporação desse viés garantirá a nota máxima na prática democrática de um governo aberto, como é o desejo do futuro prefeito. Apesar das dificuldades encontradas inicialmente, o planejamento estratégico eficiente e o aperfeiçoamento dos canais de diálogo garantirão o sucesso dessa gestão”, concluiu Ana Maria Rattes.
Os secretários municipais de Bernardo Rossi:
Marcelo Fiorini, 50 anos: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda;
Djalma Januzzi, 41 anos: Secretaria de Conservação e Segurança Pública;
Denise Maria Respeita Quintella Coelho, 53 anos: Secretaria de Assistência Social;
Ronaldo Carlos de Medeiros Júnior, 50 anos: Secretaria de Obras e Habitação;
Marcus Wilson Von Seehausen: Secretaria de Administração e Recursos Humanos;
Silmar Fortes, 59 anos: Secretaria de Saúde;
Anderson Juliano, 46 anos: Secretaria de Educação;
Fábio Alves Ferreira, advogado, 41 anos: Secretaria de Controle Interno;
Heitor Luiz Maciel Pereira, 63 anos: Secretaria de Fazenda;
Coronel BM Paulo Renato Vaz, 43 anos: Secretaria de Defesa Civil;
Sebastião Luiz Oliveira Médici, 43 anos: Procuradoria Geral do Município;
Renan Sousa Campos, petropolitano, 27 anos: Secretário Chefe de gabinete;
Roberto Rizzo Branco, 43 anos, empresário: Coordenador de Gestão Estratégica;
Estela Siqueira: Coordenadora de Comunicação Social;
Mauro Henrique Ribeiro de Oliveira (Maurinho Branco), 47 anos: CPTrans;
Wagner Luiz Ferreira da Silva, 65 anos: Comdep;
Marcelo de Freitas Melro Valente, 34 anos: Empresa de Turismo;
Leonardo Randolfo, 28 anos: Fundação de Cultura e Esportes; e
Fernando Leite Fortes, 65 anos: Inpas.