Frei Massimo Fusarelli, Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, visita Petrópolis

30/01/2023 17:13
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Nesta segunda-feira (30), a Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis recebeu a visita do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, o italiano, Frei Massimo Fusarelli.

Na ocasião, Frei Massimo conheceu a Cidade Imperial, localidade em que os frades – há mais de um século – desenvolvem um profícuo trabalho evangelizador junto ao povo petropolitano.

Na semana passada, Frei Massimo participou de um encontro do Governo da Ordem Franciscana com os Frades de toda a América Latina, em São Paulo. A partir desta semana, ele inicia um período de visita a algumas fraternidades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Foto: Divulgação

Frei Massimo chegou a Petrópolis por volta de meio-dia. No período da tarde, ele participou de um encontro com os frades estudantes do tempo da Teologia e, logo em seguida, teve um encontro com frades de todo o estado do Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

Às 18h, ele presidirá a Eucaristia na Igreja do Sagrado (Rua Montecaseros, 95 – Centro) junto aos confrades, religiosas e toda a comunidade local.

Frei Massimo nasceu em Roma em 30 de março de 1963. Conheceu os Frades Menores da Paróquia de São Francisco em Tivoli, amadurecendo a escolha pela vida religiosa franciscana. Vestiu o hábito franciscano em 28 de julho de 1982, fazendo a Primeira Profissão em 30 de julho de 1983. Viveu até 1989 na “São Bonaventura” de Frascati, preparando-se para a profissão solene e ordenação presbiteral, recebidas na Igreja de “São Francisco” do Tivoli, em 30 de setembro de 1989.

Nos últimos anos residiu nos Conventos São Bonaventura al Palatino em Roma e Santa Maria delle Grazie em Ponticelli Sabino (Rieti), também foi convidado a fazer parte do Conselho Presbiteral da Diocese de Sabina e depois no Conselho de Roma (1999-2002), sempre no contexto da pastoral juvenil e vocacional. Participou e organizou missões populares e animação nas paróquias.

No serviço de unificação das Províncias do Norte, em tempo integral, Frei Massimo presidiu o Conselho de seis ministros provinciais de janeiro de 2014 até a união, acompanhou os diversos órgãos interprovinciais, depois de realizada a visita canônica às 75 fraternidades locais, a visita fraterna aos 29 mosteiros das Irmãs Clarissas, a visita aos bispos diocesanos onde estão presentes os conventos,  e acompanhar a preparação do Capítulo Provincial unitário, inaugurado em 16 de maio de 2016 com o nascimento da nova Província do Norte da Itália.

De 2015 a 2018, foi assistente Geral do Instituto Secular dos Missionários da Realeza de Cristo; de outubro de 2016 a agosto de 2017 viveu com outros irmãos entre as vítimas do terremoto de Amatrice e Accumoli (Rieti). Em 2 de julho de 2020 foi eleito Ministro Provincial em Capítulo e, em 7 de outubro de 2020, presidente da Conferência dos Ministros Provinciais da Itália e da Albânia (COMPI). Em 2021, foi eleito Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores.*

*Com informações da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil (OFM).

Últimas