Frequentadores do Parque Municipal de Itaipava reclamam da precariedade do espaço e sugerem melhorias

23/01/2023 15:40
Por Helen Salgado

O Parque Municipal de Itaipava é um espaço destinado à prática de esportes e realização de grandes eventos. O local possui quadras de esporte, ciclovia, aluguel de bicicletas, pista para caminhada, área para piquenique e lanchonete. No entanto, frequentadores do parque reclamam da precariedade do espaço.

Leia também: Frequentadores do Parque Municipal de Itaipava reclamam do estado do local; quadra está em situação precária

São diversas as reclamações: falta de capina e manutenção das pistas, alagadas, com lama e buracos; estado dos banheiros e falta de manutenção do parquinho são algumas delas.

Para Pamela Castro, moradora da cidade há três anos e frequentadora do Parque de Itaipava, faltam alguns cuidados, principalmente em relação à grama que, muitas das vezes, está alta demais. Além disso, ela cita que na ciclovia há buracos, relevos e até um vazamento de água, o que causa lama.

Fotos: Helen Salgado

“Ficamos preocupados das crianças se machucarem. De fato, está faltando essas melhorias aqui. O parque é ótimo, mas está faltando mesmo esse cuidado.”, comenta.

Gisana Abend é moradora de Itaipava há 12 anos e diz que o parque sempre sofreu com abandono. No entanto, segundo ela, o estado do espaço piora a cada dia. “O parquinho está podre. Os brinquedos não recebem manutenção. O parque, para o tamanho que tem, deveria ter dois parquinhos. Além disso, acumula lama por debaixo dos brinquedos.”, relata.

Foto: Helen Salgado

Em visita ao local, é possível perceber a situação precária da quadra de futebol, que já foi alvo de críticas. As telas de proteção que cercam o espaço estão danificadas e as traves do gol estão tortas, prestes a cair.

Foto: Helen Salgado

Próximo ao portão de saída nos fundos do parque há um vazamento de água que corta a pista de caminhada e vai para o gramado. Além do desperdício de água, quem passa pelo local, seja de bicicleta ou caminhando, percebe o descaso.

Foto: Helen Salgado

Terreno amplo e pouco aproveitado

O terreno do Parque Municipal de Itaipava possui 150 mil metros quadrados de extensão. Todo esse espaço, segundo frequentadores, poderia e deveria ser melhor aproveitado.

Para João Gomes, natural do Rio e morador de Petrópolis há um mês, o espaço é ótimo para aproveitar com a família, mas poderiam ser feitas melhorias que beneficiariam, e muito, os petropolitanos.

João estava com amigos e com a filha de oito anos nesta segunda-feira (23) no Parque de Itaipava. Na ocasião, a pequena se acidentou enquanto passeava de bicicleta pelo espaço. No desespero de tentar ajudar a filha, o pai a carregou no colo da pista de ciclismo até conseguir ajuda próximo à entrada do parque. Logo, o pai percebeu a necessidade um atendimento de enfermagem no local.

“Poderia ter um primeiro atendimento de enfermagem para encaminhar para uma situação médica. Eu vi que a ciclovia aqui precisa de cuidados e isso pode causar alguns acidentes. Aqui é uma área que tem movimento, onde as pessoas estão fazendo exercício; pode acontecer uma variação de pressão, uma instabilidade qualquer de saúde, e vejo que há a falta um posto de saúde com, de repente, uma única enfermeira.”, sugere.

Além disso, o morador diz que poderiam ter postos de água para, pelo menos, lavar as mãos e os rostos em alguns pontos do parque. Isso facilitaria e refrescaria as pessoas que praticam atividades físicas.

O que diz a Prefeitura

Em resposta à Tribuna, a Prefeitura informou que a gestão do Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes está sendo transferida para ao Meio Ambiente, o que vai facilitar a obtenção de recursos provenientes de convênios para as intervenções no espaço.

Além disso, o Comitê Gestor do Parque aprovou que parte do aluguel (cessão onerosa) do parque para realização do Rock The Mountain foi revertida pela execução de diversas intervenções, como contrapartida. Entre elas, a reforma dos banheiros. A obra já está acontecendo. O Comitê Gestor do Parque analisa caso a caso, e a intenção é que parte dos aluguéis pagos pelos organizadores dos eventos seja revertida em melhorias no parque.

Também foi informado que a Comdep faz a manutenção do espaço, cuidando dos jardins e dos parquinhos.

Últimas