Frida Khalo e Carmen Miranda são inspirações de fantasias para o carnaval
Formada em moda pela Universidade Estácio de Sá de Petrópolis e com cursos profissionalizantes em Nova York e Paris, Manu ensina de forma simples como se inspirar na pintora mexicana Frida Kahlo, por exemplo. O vídeo feito em parceria com a designer floral Bia Pedrini, destaca a beleza exótica e bem colorida da mulher que conquistou o mundo, com sua vida e obra.
O passo a passo é bem simples, com uma maquiagem básica, com destaque para a sobrancelha e blush marcantes. O arranjo de flores ficou por conta da Bia, que ensinou quais espécies escolher para que durem mais tempo e que não desmanchem durante a folia.
Manu também sugere a maquiagem temática de sereia, personagem forte da cultura brasileira. Com materiais que todo mundo tem em casa, ela ensina a fazer uma make criativa, simples e delicada. É só colocar uma roupa básica, rasteirinha e arrasar nos bloquinhos.
Já o maquiador da Natura sugere a inspiração na Rainha do Egito, Cleópatra. Com personalidade forte, há registros de que ela foi a primeira mulher a usar pigmento vermelho nos lábios. No cinema, não foram poucas as obras que contaram sua vida – a mais famosa delas estrelada por Elizabeth Taylor, em 1963 – e que ajudaram a eternizá-la como uma das mais belas mulheres da História.
Pensando nela como referência histórica, Marcos criou uma versão moderna e inusitada de Cleópatra. “Minha inspiração foram as garotas que pulam Carnaval com as amigas. Idealizei uma Cleópatra solar!”, conta ele.
Para começar, ele prepara a pele com a base líquida efeito tensor cor bege-claro. Sua tecnologia lifting radiante melhora a elasticidade e a firmeza da pele em qualquer idade. Com o delineador em caneta preta, Marcos traçou uma linha ao redor dos olhos, com duas pontas que ultrapassam um pouco o fim da sobrancelha. De fácil aplicação, o delineador proporciona um traço fino e preciso.
Para dar um toque sofisticado e radiante, o blush compacto cor bronze foi aplicado nas maçãs com o pincel para blush. Nos lábios, o eleito foi o batom marrom. Para ele, a alta cobertura e a hidratação intensa são ideais para curtir a folia. Por último, o tom de rosa da sombra foi usado levemente abaixo das sobrancelhas, na testa, queixo e ponte do nariz, como iluminador.
Além dos acessórios, a dica é apostar em sombras, blush e batom
Para a fantasia de Carmen Miranda, Marcos Costa indica turbante, frutas, babados e badulaques, que ajudam a compor o figurino de uma das personagens mais simbólicas e inspiradoras do Brasil. Apesar de ter nascido em Portugal (e chegado ao Rio de Janeiro ainda bebê), ela soube traduzir como ninguém o imaginário brasileiro no exterior e, entre os anos 1930 e 1950 era a artista do Brasil com maior projeção internacional.
Além de criar a célebre imagem da baiana estilizada, a cara do carnaval, Carmen eternizou marchinhas como Taí e Mamãe, eu quero, tocadas até hoje. Para homenageá-la, e inspirar as mulheres a encontrar um turbante e tirar os balangandãs do armário, o maquiador oficial da Natura, Marcos Costa, criou a sua versão dessa artista única.
Para começar, a pele da modelo Whitney Bernardes foi preparada com a base 3 em 1 marrom médio. Apesar desse produto contar com os benefícios de corretivo, da base e do pó, o maquiador também optou pelo corretivo bege castanho 3 e pelo pó compacto marrom-claro 48 nas pálpebras, no queixo e na ponta do nariz.
Depois, toda a pálpebra móvel foi preenchida com a sombra Mono cor 3 azul royal. “A sombra azul é curinga, vai bem com todos os tons de pele”, diz Marcos. Depois, foi aplicada uma camada extra da sombra Mono roxa.
Já o delineador líquido preto foi aplicado em todo o contorno dos olhos, com direito a pontas dramáticas nos cantos interno e externo. Para finalizar, mais sombra azul rente aos cílios inferiores e máscara alongadora para cílios preta.
Para os lábios, foi escolhido o batom Balm cor coral com vitamina E e efeito antioxidante, para uma super-hidratação.