Frio antecipa, mas ‘operação inverno’ ainda não foi às ruas

14/06/2023 02:14

Faltando oito dias para o início do inverno, a temperatura mínima segue em torno de 13°C em média, mas consegue baixar até dois pontos em noites mais geladas.  A gente tem dado ‘sorte’ porque tem chovido pouco, porém a previsão para sexta e sábado é de tempo chuvoso, o que piora bastante a friaca. Pode até não estar tão frio quanto em 2022, mas é necessário iniciar a operação inverno. Ano passado ela começou em 18 de maio, ainda no outono, e logo no primeiro dia tirou 24 pessoas em situação de rua do relento. Também foram colocadas tendas para 18 pessoas no estacionamento do Hortomercado, em Itaipava.   

NIS está reaberto

Segundo a prefeitura, o  Núcleo de Integração Social (NIS),  o antigo ‘abrigão’ do Alto da Serra, fechado desde fevereiro de 2022, quando também foi atingido por barreiras na tragédia das chuvas, já passou pela contenção de encosta necessária e foi reaberto. O espaço tem capacidade para receber até 150 pessoas. Por enquanto, a prefeitura anunciou apenas a Parede Solidária da Defesa Civil, que doa agasalhos. Mas é na sede da DC que fica na Rua Buarque de Macedo.

Números divergentes

De acordo com a prefeitura, mesmo com a pandemia, a quantidade de moradores de rua reduziu de 170 em 2021 para 137 pessoas no ano passado. O número diverge do informado pelo governo federal que afirma que existem 320 pessoas em situação de rua inscritas no Cadastro Único em Petrópolis. Considerando que o número da prefeitura esteja correto, seriam 57 pessoas que vão precisar de acolhimento no inverno.

Tuberculose

A tuberculose é um dos ‘marcadores’ da pobreza no país. Isso porque acomete, principalmente, a população carcerária, de moradores de rua e desnutridos. E Petrópolis é a cidade da região serrana com maior número de casos da doença. Foram 135 em 2022 e até março desde ano nove casos, de  acordo com o Boletim Tuberculose da Secretaria de Saúde do Estado. Como não temos presídios…

Estudantes sofrem

E também é bem sofrido para os estudantes da rede pública municipal de baixa renda.  Podia rolar uma campanha do agasalho para eles, afinal, muitos alunos ‘herdam’ os uniformes dos irmãos ou recebem doações. Muitos deles não tem um agasalho mais ‘pesado’ para os dias de mais frio. Calçados e meias também.

Dia 14 de julho, às 20h, na Catedral São Pedro de Alcântara,  a Dellarte abre a 22ª edição do Festival de Inverno. A Camerata Antiqua, de Curitiba, com coro e solistas, fará o concerto inaugural apresentando uma das mais belas obras do repertório barroco: Oratório “Joshua”, de Händel, sob a regência de Ricardo Kanji. 

De dieta

Mas, gente… Faz as contas direito! De acordo com a prefeitura, a Bauernfest atrai 600 mil pessoas (está expresso nos editais de licitação 35 mil pessoas por dia). Estranho o número porque no auge de público, na gestão Rossi, era de 450 mil pessoas. Nesta época se consumia nove toneladas de salsichão.  E na atual gestão caiu para 4,5 mil toneladas. Ou seja, o público aumentou, mas come menos… Será que o pessoal tá de dieta?

Número ainda baixo

Falando nisso, a ocupação hoteleira ainda não é das melhores faltando pouco mais de 10 dias para o evento. Há duas semanas, para os dias úteis, estava em 22%, número que subiu muito pouco essa semana, mal alcançando os 30%.  No ano passado, por conta da tragédia das chuvas e a Bauern ter sido realizada somente em agosto, era esperada queda de público, mas este ano era para bombar!

Ih, esqueci!

A gente tá dando falta também do concurso para eleger Rainha e Princesas da Bauernfest. A realeza da Bauern não era para estar escolhida com antecedência e fazer a divulgação da festa em eventos fora da cidade para chamar o público? Gente, faltam apenas 10 dias para começar a festa. Corre!

Greve em Petrópolis

Os professores estaduais estão em greve há um mês e a adesão seria de 70% de docentes em Petrópolis. É bom frisar que a greve, aqui, afeta a mais de 7.200 alunos matriculados em 12 unidades do estado que mantém o ensino médio.  

A Casa da Princesa Isabel é o lugar mais instagramável da cidade para fazer uma ‘foto de princesa’ como a de Nathália Gonçalves.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas