Furtos de cabos deixam Quarteirão Italiano sem internet e telefone
Frequentes furtos de cabos telefônicos têm deixado os moradores do Quarteirão Italiano sem os serviços da operadora Oi. Somente em novembro e dezembro já foram quatro ações no bairro. Os bandidos agem durante a madrugada. Em Petrópolis, de janeiro a outubro de 2018, foram registrados 74 casos de furtos de cabos de telefonia, informou a empresa.
A série de furtos de cabos de telefonia e internet teve início em novembro. Por duas vezes no mês, os moradores ficaram com os telefones mudos e sem acesso à rede. Na última semana, o fato se repetiu. “Foi levada uma grande quantidade de cabos. Quatro carros da empresa vieram para realizar o conserto da rede. Todas as casas ficaram sem telefone”, contou a moradora Márcia Gonzaga.
Esta semana, o fato se repetiu durante a madrugada de segunda-feira (3). Mesmo com toda a chuva que caiu no bairro, os bandidos conseguiram subir nos postes para subtrair os cabos. Os serviços da Oi só foram restabelecidos na terça-feira. “Normalmente ficamos de dois a três dias sem os serviços”, contou a moradora. ”É um grande transtorno”, acrescentou.
Os cabos telefônicos são furtados para a retirada do cobre, que tem bom valor comercial. A Oi esclarece que casos de furtos de cabos afetam a rede da companhia, prejudicando a prestação de serviços para clientes e população em geral. Os impactos são causados por ações criminosas e por atos de vandalismo, que afetam a Oi, demais operadoras e concessionárias, além de hospitais, delegacias e outros serviços essenciais à população.
A companhia informou ainda que adota medidas preventivas que visam a dificultar o furto de seus equipamentos e cabos telefônicos e tem investido na criação de novas equipes de manutenção, que auxiliam no monitoramento e reparo dos danos à sua rede causados por atos ilícitos, como furtos e vandalismos.
A Oi colabora com os órgãos de segurança pública, fornecendo informações que possam auxiliar as investigações. Todos os casos de ilícitos são registrados em delegacias locais. Além disso, a empresa mantém em funcionamento um canal para denúncias de furto de cabos de telefonia e equipamentos: 0800 282 5531. A ligação é gratuita.