Gaape ainda aguarda repasses desde janeiro de 2019
Embora a intervenção do Governo do Estado na Fundação para Infância e Adolescência (FIA) tenha terminado em julho, o Grupo Amigos dos Autistas de Petrópolis (GAAPE) continua sem receber os repasses. A FIA enviou uma nota dizendo que os repasses às instituições conveniadas só foram suspensos nas instituições que apresentaram irregularidades na prestação de contas ou pendência de alguma certidão.
Leia também: Gaape sofre há oito meses com a falta de repasses do Estado
Segundo a fundadora do GAAPE, Márcia Loureiro, no sistema de consulta e acompanhamento dos repasses, por meio do Converj (Sistema de Convênios do Estado do Rio de Janeiro), não consta nenhuma pendência ou irregularidade. E por isso, não consegue dizer porque os repasses ainda não foram feitos nesses oito meses.
Na nota, a FIA ainda solicita que o GAAPE entre em contato com a assessoria de convênios da FIA para obter mais informações sobre a razão do não repasse do exercício de 2019, já que o último repasse efetuado foi referente à parcela de dezembro de 2018. E que tão logo haja regularização por parte do GAAPE, serão repassadas as parcelas de janeiro a março de 2018, informa a nota.
Em janeiro, por meio de decreto do governador Wilson Witzel, foi determinada uma intervenção e todos os contratos de instituições conveniadas com a FIA passaram por uma auditoria, para verificar possíveis irregularidades em convênios e contratações feitas em 2018. O prazo da intervenção foi de 180 dias, e terminou em 10 de julho. Mas segundo o GAAPE, até agora os repasses não foram regularizados.