Garça Moura resgatada no Rio é devolvida à natureza após remoção de copo plástico do pescoço

16/dez 08:38
Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Divulgação

Equipes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram, na tarde deste domingo (15), a soltura de uma Garça Moura (Ardea cocoi), resgatada na última sexta-feira (13) com um copo plástico preso ao pescoço. A ação mobilizou mais de 80 profissionais, drones e embarcações, resultando na devolução da ave ao seu habitat natural.

“O caso desta garça é um alerta para todos nós. Precisamos da colaboração de todos para evitarmos que materiais plásticos continuem chegando à natureza. Existe um esforço grande do estado em relação a isso, mas a responsabilidade é de todos”, alerta o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Após mais de 10 dias de monitoramento, foi possível capturar a Garça Moura graças à instalação de um comedouro para atrair o animal e ao uso de drones, que permitiram o acompanhamento em tempo real.

Após o resgate, a garça foi levada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Estácio, em Vargem Pequena, onde passou por um procedimento cirúrgico para remoção do plástico. Segundo o veterinário Jeferson Pires, especialista em animais silvestres, “se o material não fosse retirado, a ave provavelmente não sobreviveria por muito tempo”.

A operação foi uma iniciativa conjunta entre a Secretaria do Ambiente, o Inea, o Ibama, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e outros órgãos ambientais.

Últimas