Gari e escritora de Petrópolis será uma das palestrantes no Festival Paixão de Ler
Angélica Paes, escritora e gari da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), será uma das palestrantes do Festival Paixão de Ler, que acontecerá de 7 a 10 de novembro no Rio de Janeiro. Com o tema “Entre encontros, escritas e esquinas: o poder das ruas na literatura”, o evento busca celebrar a diversidade da cultura urbana carioca.
No dia 9 de novembro, das 15h às 16h, Angélica conduzirá uma palestra intercalada com atividades no Espaço de Leitura Moacyr Teixeira, em Santa Cruz. Durante o sarau “As Periféricas”, homônimo de sua obra, ela discutirá o papel da literatura na transformação social. “O objetivo é mostrar que há mais do que estigmas nas periferias. Existe cultura e pessoas que podem se tornar profissionais de sucesso através da literatura”, afirma a escritora. Na ocasião, Angélica promete convidar o público a refletir sobre como a literatura pode contribuir para a construção de identidades, além do empoderamento de mulheres e crianças nas comunidades. “Ela é um caminho para o conhecimento e a transformação de realidades. É fundamental reconhecer o potencial dessas vozes das periferias”, destaca.
Sobre a autora e palestrante
Angélica Paes é autora de diversas obras, como “A Menina que Não Podia Ser Escritora por Ser Negra”, “As Periféricas” e “A Magia dos Sonhos”. Sua trajetória é marcada por desafios desde a infância, como dislexia e TDAH. Recentemente, ela foi agraciada com o Prêmio Talentos Helvéticos Brasileiros no Salão de Genebra e a Comenda Meritocrática Evita Perón. Neste ano, Angélica também participou de diversos eventos literários, incluindo a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).
Para conferir a programação completa do festival, com programação gratuita, acesse o perfil da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro: @cultura_rio