Gelo no rosto melhora olheiras e espinhas: saiba benefícios, riscos e como usar

20/07/2016 10:15

Sabia que dá para amenizar olheiras em casa e sem gastar nada? A dermatologista Apolonia Sales explica que o gelo é capaz de suavizar olheiras, espinhas e também vermelhidão na pele, mas é necessário usá-lo com cuidado, já que ele também pode ser muito prejudicial quando usado inadequadamente.


Gelo no rosto: benefícios

Apolonia explica que quando em contato com a pele, o gelo causa a contração dos vasos sanguíneos, o que acontece sempre que a pele entra em contato com temperaturas frias. A vaso constrição é a responsável por diminuir a circulação de sangue, o que faz com que diminuam as olheiras e também a vermelhidão.


Gelo melhora olheira

“Existem olheiras por excesso de pigmentação, mas a maior parte é por excesso de vasos sanguíneos na região. O sangue presente nestes vasos, que são muito finos, causam uma espécie de sombra e escure o local. Quando a circulação diminui, as olheiras ficam mais suaves”, detalha a dermatologista.


Gelo melhora espinha

O mesmo pode ser feito para tirar a vermelhidão de espinhas. “Quando passado sobre a espinha, o gelo tira a vermelhidão e aí a marca fica menos vermelha e mais discreta”, explica Apolonia. Isso acontece porque ao contrair os vasos a circulação diminui e, consequentemente, a inflamação também, melhorando a aparência.

Além disso, quando passado sobre a pele do rosto, o gelo também diminui o extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos e a sensação é que a pele dá uma leve repuxada. Porém, infelizmente, o efeito é apenas momentâneo.

“Assim que a pele volta a entrar em contato com a temperatura ambiente, o rosto começa a esquentar, os vasos já voltam a dilatar e passa a sensação”, esclarece.


Gelo no rosto antes da maquiagem

Outro benefício é o fechamento de poros, por isso que muitas mulheres recorrem a esse truque antes de se maquiarem.


Como passar gelo no rosto?

Apesar de ser um truque caseiro muito bom, a dermatologista alerta que é preciso tomar cuidado. “O gelo pode queimar a pele, por isso, sempre coloque ele em um paninho antes de colocá-lo sobre a pele ou, então, compre aqueles rolinhos de inox para o rosto que vai no congelador, nunca coloque ele em contato direto com o rosto”, enfatiza Apolonia.


Bacia com gelo para o rosto

Outra alternativa é colocar o rosto em uma bacia com gelo. Se você for fazer isso, a dermatologista explica que o cuidado precisa ser redobrado. Já que quanto mais fria a temperatura da água com gelo, maior o risco de acontecer choque térmico e queimaduras.


Gelo no rosto: perigos

“Não exagere na quantidade de gelo, coloque água gelada e algumas pedras, não é preciso uma temperatura baixíssima. Isso evita queimaduras e choque térmico”, orienta a dermatologista.

Pode não parecer, mas a mudança brusca de temperatura é perigosa porque pode causar lesões nos nervos e até mesmo paralisia de movimento de alguns músculos da face. Esse problema é tão sério que em alguns casos a paralisia é irreversível.

Quanto mais fria a temperatura da água com gelo, maior o risco de acontecer choque térmico. Para isso não acontecer, lave o rosto com água gelada antes de colocar o rosto dentro da bacia com gelo para diminuir a temperatura facial e não exagere no tempo do rosto dentro da bacia.


Com informações da Bolsa de Mulher 

Últimas