Geógrafo desenvolve projeto para reduzir engarrafamento em Itaipava

17/09/2017 08:10

Se deslocar entre os bairros de Petrópolis passando pela União e Indústria não é tarefa fácil. Seja nos horários de pico, fins de semana ou feriados prolongados, os congestionamentos são quase que inevitáveis, principalmente na região de Itaipava. Entre tantos planos e medidas já discutidos e executados, o geógrafo carioca Ricardo Lafayette decidiu desenvolver um projeto viário para reduzir esses engarrafamentos e amenizar os gargalos já existentes no local. 

Depois de analisar detalhadamente o local, e as possíveis modificações que podem melhorar a fluidez do trânsito, Ricardo elaborou um plano que promete duplicar a Estrada União e Indústria e abrir vias alternativas para desafogar o congestionamento. 

De acordo com o plano, seria criada uma nova via, que se iniciaria em frente ao Horto mercado Municipal, passando entre o mesmo e o Fórum, seguindo por uma nova ponte sobre o rio Piabanha, e contornando o Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, pelo eixo da antiga Estrada Mineira até se conectar novamente à União Indústria, pela Rua Joaquim Agante Moço, que sai em frente ao Tarrafa's Shopping.

E o trecho já existente da União Indústria entre o Shopping Tarrafa´s e o Hortomercado Municipal passaria a operar em mão única no sentido Centro. 

Já a parte da estrada entre o Shopping Tarrafa’s e o Shopping Estação seria duplicado com as novas pistas ocupando as áreas de acostamento e estacionamento, sem necessidade de desapropriações ou remoção de postes ou árvores.

Por último, uma nova via no sentido Centro de Petrópolis se iniciaria à direita próximo ao Shopping Estação, atravessando o rio Piabanha por uma nova ponte, e se interligando as vias de um acesso subutilizado à BR-040, para aqueles que optassem por fugir do centro urbano. 


Novo acesso à BR-040

O projeto abrange também a implantação de uma alça de acesso à Itaipava para quem vem do Rio, pela BR-040, que somada à construção dessa saída para a BR-040 possibilitará a ampliação da ligação entre Itaipava e autoestrada. 

“Esta nova configuração permite que grande parte da União e Indústria fique duplicada, do Trevo de Bonsucesso ao Shopping Estação, permitindo ainda a ampliação da área urbana de Itaipava por meio de vias secundárias, possibilitando a abertura de novos empreendimentos, sobretudo comerciais. Já a parte que contorna o Parque pode ainda ampliar sua centralidade e representatividade na região”, explicou Ricardo, autor do projeto.

O plano foi apresentado numa reunião com a Associação dos Moradores de Itaipava e Distritos (NovAmosanta), na semana retrasada, e também a membros do Petrópolis Convention e Visitors Bureau (PCVB). Além disso, ele diz já ter entregue a ideia ao Executivo, e agora espera uma resposta, depois de uma análise para avaliar a viabilidade do projeto. “Já mostrei, todos que viram gostaram da ideia, que não é bom só para o empreendedor. Será uma mudança boa para toda a cidade, que precisa de alguma solução nesse quesito”, completou o geógrafo.

Ricardo, que tem casa no Jardim Americano, disse que conhece muita gente que desistiu de passear em Itaipava por conta dos congestionamentos. “Estou sempre aqui e como veranista ando preocupado com o crescimento de Itaipava sem a implantação da infraestrutura que comporte. Por isso levei a proposta aos diversos segmentos do distrito. Não se pode licenciar m monte de empreendimentos e não dar atenção a esta questão. Itaipava tem forte apelo turístico e veranista ese isso for ignorado, o município perde”, completou. 

População espera por mudanças

Quem vive diariamente o drama de passar pela União e Indústria em Itaipava acabou aprovando a ideia. “Qualquer mudança será bem vinda. Eu costumo dizer que: pior do que está é difícil de ficar. Já perco mais de uma hora a cada viagem parado nesse trânsito. Seja para ir para o trabalho ou voltar pra minha casa. São coisas desnecessárias que, se tivessem o mínimo de preocupação com a mobilidade já teriam feito há muito tempo”, opinou Rogério Luís Knaipp, comerciário. 

O empresário Fábio Garcia, morador do Vale do Cuiabá, disse que o distrito urge de um investimento em estrutura viária. “Passou da hora de fazer isso. Não aguento mais ver projetos e projetos sendo discutidos e ninguém colocando nada em prática. Eu me disponibilizo a ajudar se for preciso. Só queremos o bem do nosso lugar. O crescimento do nosso bairro. Não pode deixar que o tempo passe sem fazer nada. Porque os empreendimentos só crescem”, contou.

A Tribuna questionou a Prefeitura de Petrópolis por meio da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes, sobre a possibilidade de discussão e implementação do projeto. No entanto, até o fechamento dessa reportagem, não obtivemos resposta. 


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