Gestantes vacinadas com a AstraZeneca devem tomar segunda dose apenas após o puerpério

22/05/2021 11:29
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

As gestantes que foram vacinadas com a AstraZeneca devem tomar a segunda dose somente após o puerpério (45 dias após o nascimento do bebê), de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde (MS). Em Petrópolis, 41 gestantes e púerperas tomaram a primeira dose desse imunizante. Agora, a Secretaria de Saúde está disponibilizando uma linha telefônica especifica para orientações a essas mulheres que tomaram a vacina. O contato pode ser feito de segunda a sexta-feira das 9h as 16h pelo telefone: 2233-2674.

Leia também: CoronaVac: 982 pessoas ainda não retornaram para completar o esquema vacinal

A vacinação contra a covid-19 em gestantes e puérperas começou no dia seis de maio, mas foi suspensa em todo o país no dia 11 após orientação da Agência Nacional de Vigilância Epidemiológica. “É importante termos um canal direto para que estas gestantes e puérperas vacinadas com a AstraZeneca possam receber orientações, pois muitas tiveram dúvidas ao saber da suspensão da vacina”, explicou o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Em Petrópolis, a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades vêm sendo feita com a vacina CoronaVac, nos pontos de vacinação da UCP campus Benjamin Constant, no Centro, e do Parque Municipal, em Itaipava. No momento, a orientação do Ministério da Saúde é de que sejam vacinadas contra a covid-19 apenas grávidas com comorbidades. Além disso, devem ser utilizados somente os imunizantes Coronavac/Butantan, ou Pfizer/Biontech – esta última que chega a cidade na semana que vem.

Leia também: Pfizer pede que Anvisa mude temperatura de armazenamento de sua vacina

Gestantes e puérperas com comorbidades não precisam fazer cadastro para a vacinação, mas devem, segundo a orientação do Ministério da Saúde apresentar laudo médico comprovando o tipo de comorbidade e informando que a mesma está apta a receber a vacina contra a covid-19.

Últimas