Giro da Tribuna: É possível uma Segundona com público em Petrópolis?

08/07/2020 12:51

O Campeonato Estadual da Série B1 começa no dia 15 de agosto, ao que tudo indica. Principalmente porque, uma eventual conquista do Campeonato Carioca por parte do Flamengo hoje à noite, no Maracanã, provavelmente vai acelerar o processo da Segundona, por parte da Federação de Futebol do Rio, para que os protocolos sejam discutidos. Dias atrás, levantaram a bola sobre a possibilidade de público, ainda que reduzido, em alguns jogos da competição. Afinal, isso é possível?

Como cada município tem sua maneira de tratar a pandemia do coronavírus, foi sugerido nas redes sociais que o Serrano poderia receber, em número reduzido, um certo número de torcedores no estádio Atílio Marotti. O argumento seria o seguinte: o local é amplo e com 10 por cento na venda dos ingressos, por exemplo, seria um pouco mais de 500 pessoas. A questão do público, a meu ver, seria a última questão a ser analisada pelas autoridades municipais, mas o tema ganha força no mundo virtual porque, afinal, todos querem ver o “novo” Serrano, da Interfut, em ação no campeonato.

Informalmente, pessoas ligadas a Prefeitura disseram que a liberação de público seria um “delírio” por vários aspectos, a começar pela repercussão negativa que teria com a notícia de que Petrópolis poderia se tonar a primeira cidade o Brasil a permiti torcedores em uma partida de futebol em meio a uma pandemia. Em segundo, uma série de medidas terá que ser tomadas – entre elas o não funcionamento do bar do clube e uma rigorosa fiscalização -, sendo eu nesta parte acredita-se que o Ministério Público estadual impediria no ato.

Vale recordar eu, em 2019, o MP era vista em praticamente todos os jogos do Serrano na Série B1. Se o Maracanã houve o veto ao público nos jogos do Carioca, provavelmente não será na Cidade Imperial que isto pode ocorrer. Ainda que a Interfut esteja disposta a cumprir com todas as exigências dos laudos técnicos para o estádio, as chances de (poucos) torcedores assistirem o Leão da Serra em ação são, eu diria, mínimas.

O Serrano estreia na Segundona contra o Serra Macaense, às três da tarde em Macaé. Na tabela, um fato curioso chama a atenção: quase todos os jogos do time petropolitano serão disputados às quartas-feiras. Apenas a última partida, contra o Nova Cidade, vai acontecer no dia 14 de setembro, num sábado à tarde. 

LPD menos otimista

Os campeonatos da Liga Petropolitana de Desportos permanecem suspensos. Segundo o presidente da entidade, Geraldo Barros, julho será mais um mês em que os clubes da cidade deverão permanecer fechados, apesar de existir um estudo em andamento a respeito de um protocolo para o funcionamento de jogos de futebol e modalidades de quadra.

E-Sports

A equipe da Good Gamers, de Petrópolis, segue em disputa da Série A do Campeonato Brasileiro de E-Games, promovido pela Arena 17 e permanece na 12ª colocação. A equipe petropolitana teve, na última rodada, três jogadores entre a seleção da rodada: o lateral-direito Thiago, o esquerdo Nicolas e o zagueiro Fernando Rocha. Paralelo a Série A, a Good Gamers abriu participação na Liga Open ISL, Super Copa EFA, Cabes Cup e o Brasileirão da FVPC (Federação Virtual do Pró Clubs).

Hóquei no Sul-americano

A Casa de Portugal vai disputar o Campeonato Sul-americano de Clubes feminino, de acordo com o anúncio do técnico Ricardo Bouchardêt, o Boucha, que ainda não sabe quando voltará aos treinos no ginásio Mário Machado, em Quitandinha. A competição estava previamente marcada para agosto, em Mendonza, na Argentina, mas devido a pandemia do coronavírus não está certo que o evento ocorra no mês que vem.

Hóquei no Sul-americano 2

Além do campeonato de clubes, as meninas da Casa de Portugal vão ser a base da seleção brasileira que vai participar do Pan-americano de Seleções, que pode acontecer também na Argentina. Uma eventual classificação verde e amarela, o time estará classificado para o Mundial, previsto para acontecer em setembro de 2021. A princípio, esse torneio seria disputado em dezembro, na Argentina.

Tiro prático terá live nesta quarta

O tiro prático é uma modalidade praticada em Petrópolis há muito tempo. Na Pendana Alecrim, localizada na BR-040, as atividades estão paralisadas e, enquanto isso, os apaixonados pelo esporte de tiro aproveitam as atividades on line. Nesta quarta, por exemplo, a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) promove a quarta live da série inédita com expoentes do tiro esportivo e do segmento de caça. O encontro será com Eurico Auler, que vai falar sobre as histórias de sucesso há mais de 30 anos.

Piloto petropolitano em Minas

o Autódromo Potenza, em Lima Duarte (MG) ainda não está totalmente pronto. Mas no fim de semana passado o petropolitano Antônio Carlos Vieira de Souza foi tentar a disputa de uma prova de automobilismo da Classe Turismo, mas não deu muita sorte. “O carro estava indo para pista pela primeira vez numa nova configuração. Motor novo e freios novos, por essa razão o primeiro período foi de ajustes. Infelizmente, tivemos muitos problemas técnicos com o carro e o período da tarde praticamente foi dentro dos boxes. Valeu muito a experiência, pois havia muito tempo que não pilotava um carro de turismo, onde as reações são totalmente diferentes do Fórmula”, explicou ele.

Curtas

Luta foi grande pelas academias – Hingo Hammes foi o parlamentar que se debruçou sobre a reabertura das academias em Petrópolis. Além de ter criado o selo que atesta a qualidade do local para atividade física, atuou na linha de frente para convencer as autoridades públicas da necessidade de voltar o importante setor de saúde do município.

Automobilismo na TV – O esporte a motor voltou a ocupar um espaço em horário nobre na TV aberta no Brasil desde a terça-feira com o Momento Velocidade, programa da Gazeta Esportiva, que é exibido todos os dias da semana de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h.

Título e despedida? – O Flamengo enfrenta o Fluminense hoje, às 21 horas no Maracanã na condição de favorito ao título da Taça Rio. Em caso de vitória, abocanha o Carioca. Mas apesar disso, existe a preocupação de ser o último jogo do técnico Jorge Jesus pelo rubro-negro.

Alguém pagará mais que a Globo em 2021? – Após o Carioca, a Ferj terá que estudar uma forma de manter os rendimentos seus e dos clubes com a saída da TV Globo do patrocínio ao campeonato. Será que alguma emissora pagará mais que a Vênus prateada botava na competição?

Últimas