Giro da Tribuna pelo Esporte: 2022 será o ano do mountain bike para Petrópolis?
Em que pese a pandemia, há previsões de desempenho positivo de alguns esportes e atletas locais para 2022. A menos que haja alguma ação por parte do governo, algumas disputas vão acontecer ao longo do ano e a principal delas é a Copa do Mundo de mountain bike, prevista para ser realizada em abril, no Vale do Cuiabá. As tratativas para a competição começaram no governo anterior e devem ser confirmadas pelo atual.
Se Petrópolis ficou em 2021 de fora da Copa Internacional de mountain bike, em compensação conseguiu para este ano, com a ajuda de Henrique Avancini, se tornar a sede brasileira da segunda competição mais importante do mundo na modalidade – só perde para o Mundial. A princípio, está tudo certo para que os melhores do mundo desembarquem na Cidade Imperial, mas o fantasma da Covid assombra a Copa aqui.
Na parte de competições, porém, a expectativa é a melhor possível. Henrique Avancini começará a temporada na Espanha e renovou suas energias em Petrópolis para lutar pelo primeiro lugar no ranking mundial da Elite; Giuliana Salvini Morgen, a Giugiu, vai estrear em nova categoria e a julgar pelo ritmo de seus treinamentos, o objetivo é se firmar entre as principais brasileiras da modalidade. Isso sem contar os demais pilotos que estão em várias frentes do mountain bike, como o downhill.
Lorite terá muitos compromissos pela seleção brasileira este ano
O petropolitano Douglas Lorite terá muitos compromissos internacionais neste ano. Ele será o auxiliar de Luca pela seleção brasileira de basquete 3 x 3 na categoria sub-18, cuja competição será na Argentina; já no comando do selecionado verde e amarelo principal, o principal desafio dos comandados de Lorite é buscar o título da Copa do Mundo, marcada para junho na Antuérpia, na Bélgica.
Ex-atleta e pupilo quer conversar sobre a Pé de Vento
O mineiro radicado em Petrópolis, Henrique Viana, esteve em Petrópolis numa passagem bastante discreta. O treinador que já produziu alguns dos melhores corredores de rua no país, diminuiu o ritmo de trabalho desde que foi embora para o interior de Goiás, onde trabalha como médico e isso motivo o seu ex-aluno e ex-atleta, Jorge Luís Silva, a conversar sobre alguma parceria para a formação de craques do atletismo.
Cbat divulga critérios para convocação de treinadores
O Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Atletismo definiu os critérios de convocação de treinadores para a temporada de 2022. Os destaques desses novos critérios de qualificação levam em conta, além dos aspectos técnicos em si, a meritocracia e a igualdade de gênero, recomendada pela World Athletics para toda a comunidade mundial do atletismo.
Atleta master e treinadora prevê volta às quadras para competir só em setembro
A previsão de retorno às quadras da atleta master e treinadora, Vanessa Pelli, é para setembro. Até lá, Pelli seguirá seu ritmo de recuperação e dando aulas de handebol no Corrêas e Petropolitano. Na semana passada, dias após ter sido operada do joelho, voltou ao hospital e realizou exames para saber sobre o risco de trombose, que foi descartado pela equipe médica.
Campeã brasileira de Bolão 16 ajudará Vanessa nos treinos de handebol
Após anunciar recentemente que voltará com força aos campeonatos de Bolão 16, a atleta Patrícia Bade vai ajudar a Vanessa Pelli nos treinos da garotada de handebol. Ambas jogaram juntas no Campeonato Municipal de handebol do ano passado. Vale lembrar que, assim como Vanessa Pelli, Bade também é professora de educação física.
Casa de Portugal vai incrementar os treinos quando estiver próximo de jogar na Argentina
A equipe feminina da Casa de Portugal começou neste ano os treinos intensivos visando o Campeonato Sul-americano de Hóquei Feminino. Segundo o técnico Ricardo Bouchardet, o Boucha, na primeira fase de preparação para a competição, que vai acontecer em maio na Argentina, serão três treinos por semana (às segundas, sextas e sábados) no ginásio Mário Machado, em Quitandinha.
Petrópolis se destaca em duas seleções brasileiras de hóquei sobre patins
Petrópolis seguirá pelo quarto ano consecutivo como a base da seleção brasileira feminina. Inclusive, o técnico Ricardo Bouchardet vai comandar o selecionado e já avisou que a Casa de Portugal fornecerá a maioria das jogadoras para as disputas internacionais. No masculino, os jogadores Breno e Paulo César, também da Casa de Portugal, se apresentaram na seleção brasileira que treina em São Paulo.