Giro da Tribuna pelo Esporte: A difícil solução para os desportos amadores

27/05/2020 12:00

Ao lançar o plano de retomada das atividades econômicas do município, o prefeito Bernardo Rossi pôs as atividades físicas entre as que ainda vão demorar a normalizar, já que é público e notório o crescimento da curva da pandemia do coronavírus em Petrópolis (e no país inteiro). A coluna vem sinalizando, há algum tempo, que o horizonte para os desportos amadores é sombrio e isto se confirmou pelo Governo Municipal.

Nesta terça-feira, o presidente da Liga Petropolitana de Desportos, Geraldo Barros, foi sabatinado no programa “Momento do Esporte (Tribuna FM) e falou do plano detalhado da Prefeitura para o retorno das atividades gerais. Ciente de que os problemas sanitários estão em alta, Geraldo vê na decisão de Bernardo Rossi um “acerto”, pois ele próprio é contrário ao início dos campeonatos oficiais amadores em meio ao alto número de infectados pelo Covid-19 no município.

No entanto, Barros tem uma ponta de esperança em relação a promoção de, pelo menos, alguns campeonatos da base. Para ele, caso sua expectativa se concretize, será possível organizar as competições de futebol. Já os confrontos disputados em ginásios, porém, é um pouco mais pessimista, embora não descarte a possibilidade de promover alguma categoria. Nas quadras, por ser um ambiente fechado, os protocolos de segurança seriam ainda mais duros do que nos gramados.

Bola rolando na Cidade Imperial, por outro lado, só provavelmente o Campeonato Estadual da Série B1, a princípio marcado para começar no dia 15 de agosto. Com as partidas, em quase suas totalidades disputadas às quartas-feiras no primeiro turno, será possível observar, na prática, as aplicações do chamado “Jogo Seguro” – uma cartilha elaborada pela Federação de Futebol do Rio com rigorosos protocolos de segurança na saúde –, pois pode servir de orientação para futuramente aplicar, com suas devidas limitações, claro, nos campeonatos amadores oficiais.

De certo é que as coisas não estão nada boas também para os donos de academias e seus frequentadores. O futuro próximo para a retomada desses importantes estabelecimentos é incerto. No programa do Governo Municipal, a reabertura será ainda mais complicada, para desespero dos empresários do setor, que nos dois últimos meses vêm tentando junto a Prefeitura obter um prazo para abrir suas portas. Como consequência, usuários e professores de educação física seguem tristes com o momento. Pior: as demissões já começaram.

Serrano

O embate entre situação e oposição no Serrano segue a todo vapor. Na segunda-feira, o presidente do clube, Alexandre Beck foi ao programa “Momento do Esporte” e rebateu os ataques que vem sofrendo nas redes sociais. Disse, por exemplo, que o cartório da cidade tem todos os registros dos negócios feitos pelo clube e voltou a afirmar que 80 por cento do passivo trabalhista já foi pago.

Serrano II

O dirigente principal do Serrano, na entrevista dada no início da semana, deixou claro que pavimenta o caminho do futuro do clube, que nos últimos 12 anos foi alvo de ações da justiça por conta das dívidas deixadas por antecessores, sendo que várias delas se pediu a arrematação do estádio Atílio Marotti. “O futebol esteve perto de acabar”, disse Alexandre.

Serrano III

Mesmo perto de liquidar com o endividamento que poderá lhe render a certidão negativa, a reforma do Atílio Marotti e os planos para modernizar o ginásio Affonso Paoni a atual administração enfrenta uma oposição. E, de acordo com um torcedor atento a tudo, toda essa movimentação oposicionista foi turbinada pelas redes sociais. Para ele, a batalha já ocorre no mundo virtual e quem for melhor articulado, ganha.

Curtas

Treinos só após liberação do governo do Estado – A Interfut deixou claro que a contratação de jogadores e o início dos treinos só começam após o Governo do Estado do Rio liberar as atividades.

Treinos só após a liberação do Governo do Estado II – É público e notório que só haverá o Campeonato Estadual da Série B1 após a definição do Campeonato Carioca, que pode ser retomado no dia 14 de junho.

Contabilizar os prejuízos – Os clubes da cidade vão ter total ciência dos prejuízos causados pela pandemia do coronavírus quando retornarem as atividades. O clima entre os dirigentes não está nada bom.

Últimas