Giro da Tribuna pelo Esporte: ‘Cabelada’ suscita dúvidas se Ferj interferiu na vida do Serrano

31/03/2021 12:06
Por Roberto Márcio – especial para Tribuna de Petrópolis

Uma bela reportagem do Globoesporte.com sobre o folclórico árbitro Luiz Carlos Gonçalves, o Cabelada, expõe as teorias da conspiração (será mesmo que eram mesmo?) da Federação de Futebol do Rio e suas ações nos bastidores do futebol carioca nas décadas de 80 e 90. O tal “sistema”, dito por ele, terá influenciado na vida do Serrano no futebol profissional?

A sua suposta intervenção a clubes como Vasco, Flamengo e Bangu – citados na reportagem – deixa claro que na época a Federação era presidida por Eduardo Viana, o Caixa D´Água – famoso por não ter papas na língua quando lhe era indagado qualquer coisa (o equivalente ao “sincerão” nos dias de hoje) – interferia nos resultados em campo.

O Serrano, por diversas vezes, foi claramente prejudicado em partidas desde o início da década de 80, quando começou a incomodar quando conquistava resultados significativos. Aliás, mesmo ganhando jogos teve que enfrentar a força do “sistema”, principalmente após ter vencido o Estadual da Série A-2 em 1999. O clube reivindicou uma vaga na elite após denunciar irregularidades da Cabofriense.

Jogos com arbitragens duvidosas, decisões extracampo claramente prejudiciais aos seus interesses, pouco acesso ao comando da Ferj ao que parece ficaram no passado. Hoje o Serrano mantém um bom relacionamento com a entidade máxima do futebol do Rio. Todavia, o passado de “coincidências” ainda assombra a mente do serranista, cujo prejuízo dificilmente poderia ser calculado.

LPD terá planejamento pronto para o pós-pandemia

O presidente da Liga Petropolitana de Desportos, José Neto, fez uma reunião virtual com seus colaboradores para deixar acertado que a entidade contará com um calendário preparado para quando tudo voltar à normalidade as competições oficiais tenham início. Porém, em maio pretende fazer o Campeonato Municipal de Super Máster de futebol, isto é, se houver condições para isso.

Atleta do Magnólia segue como única confirmada em Tóquio

O Magnólia pode se orgulhar em ter a única atleta do Pentatlo Moderno classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: Maria Ieda Guimarães está com passaporte carimbado para o maior evento esportivo do planeta. A paratleta Fabiana Soares, que compete na esgrima adaptada, terá duas seletivas pela frente antes de confirmar sua presença, podendo se tornar a primeira a disputar esse tipo de evento internacional do município.

Sorteio da camisa de Henrique Avancini será nesta sexta-feira

Para não perder a conexão com o público, a Copa Internacional de Mountain Bike está sorteando uma camisa de líder autografada por ninguém menos que o atual líder da temporada 2020 da copa e número um do ranking mundial de XCO, o petropolitano Henrique Avancini. Você pode participar até esta sexta-feira, pela página da Copa Internacional no Instagram @CIMTB e seguir as instruções do post sobre o sorteio.

Daniel Chaves, já classificado, treina em Madri para maratona

O petropolitano Daniel Chaves – um dos três maratonistas brasileiros classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio – está em Madri para uma série de treinamentos específicos visando a disputa da Maratona de Hamburgo, marcada para o dia 11 de abril, na Alemanha. Apesar do país europeu estar em fase de atenção por conta da Covid-19, ainda não saiu nenhum comunicado oficial cancelando a prova.

Projeto do Museu seguirá cronograma mesmo com a pandemia

O Museu do Esporte, projeto criado no governo interino, vai seguir um cronograma normal apesar da pandemia do novo coronavírus. O Superintendente de esportes, Leandro Kronemberger, o Berg, recebeu o sinal verde do prefeito interino, Hingo Hammes, para dar prosseguimento ao plano de montar um espaço dedicado ao passado do desporto municipal, cuja história passou faz tempo dos 100 anos.

“Xuxa” lidera campanha para pessoas com asma

O medalhista olímpico, Fernando Scherer, o “Xuxa”, está presente e engajado numa causa importante que envolve a asma grave e pode mudar a vida de muita gente: a realização de uma consulta pública que pode garantir a todos os pacientes o acesso gratuito a novos tratamentos pelo SUS. A participação da sociedade para que isso ocorra pode estar disponível e pode ser feita até o dia seis de abril pelo link: https://bit.ly/2ONj7AT.

Curtas

Copa União de futebol pode ser retomada – A expectativa dos participantes da Copa União de futebol (da categoria sub-11 a sub-20) é a de que a bola volte a rolar na semana que vem, após o fim do feriadown do Rio.

Gabriel Pec segue em alta no Vasco – O meia atacante Gabriel Pec, de Petrópolis, segue como uma das principais peças do Vasco no Campeonato Carioca.

E Luís Henrique também! – O garoto petropolitano Luís Henrique, o “Zulu”, também está prestigiado no Fluminense. Ele vive a expectativa de ser chamado para os Jogos Olímpicos de Tóquio pela seleção brasileira.

Últimas