Giro da Tribuna pelo Esporte: como planejar 2021 sem um plano claro de vacinação para Covid 19?

09/12/2020 11:26

2021 seguirá como uma incógnita para o esporte petropolitano. Com a previsão da troca de governo, o próximo gestor do setor – que tem boas chances em ter Leandro Kronemberger para mais uma sequência de trabalho – terá pela frente uma tarefa um tanto complicada para programar uma série de eventos previstos para a temporada que está por vir, e tudo isso por causa da falta de um plano de vacinação contra a covid-19.

É fato que os casos de petropolitanos infectados pelo coronavírus subiu muito de novembro para cá, a ponto do Governo Municipal anunciar, recentemente, a transferência de leitos para cuidar dos doentes. A situação é calamitosa. Não dá para organizar um evento com aglomeração no curto e médio prazo, já que ninguém tem uma ideia clara de quando a população começará a receber as doses da vacina.

A menos que a vida não seja priorizada ao próximo governante, o impasse quanto à construção de um calendário de competições vai persistir. E não adianta argumentar que salvar empregos é a prioridade neste momento, pois a situação sanitária no município tende a aumentar ainda mais para os próximos meses. É uma sinuca de bico que o governante que assumir a partir do dia primeiro de janeiro terá. 

Aglomeração de torcida preocupa dirigentes para a final do Máster

Petropolitano e Internacional farão a final do Campeonato Municipal de futebol máster 2020. No entanto, o que seria um motivo de satisfação para os dirigentes da Liga Petropolitana de Desportos passou a ser motivo de preocupação, afinal de contas, um dos finalistas tem torcida e esta não tem se preocupado muito com a situação da Covid-19 em Petrópolis. A aglomeração não está prevista no plano de volta do esporte e parece que há clubes que ignoram isso.  

Um título para fechar o ano com perspectiva positiva

Foi muito comemorada a conquista do Serrano na Copa União de futebol sub-14 – Série Ouro. Após a vitória sobre a Portuguesa, na decisão do título, os meninos do Leão da Serra dão esperança para a Interfut aprimorar seu projeto para as divisões de base para o ano que vem. A expectativa da gestora é a de que, já a partir do segundo semestre de 2021 o futebol para crianças seja liberada em Petrópolis com a eventual vacinação em massa para a Covid-19. A empresa cogita até a construção de um Centro de Treinamento para treinar a garotada e o profissional. 

Definição dos finalistas da Série B1 sai nesta quarta-feira

O Serrano deu adeus ao Campeonato Estadual da Série B1, mas a definição da competição começa a acontecer a partir desta quarta-feira, quando acontecem os jogos da volta válidos pela semifinal. Após vencer o primeiro duelo por 1 a 0, o Duque de Caxias reencontra o Nova Iguaçu às três da tarde no estádio Laranjão com a vantagem do empate para alcançar a decisão. No mesmo horário, Maricá e Sampaio Corrêa se enfrentam no estádio Alzirão após empatarem sem gols no primeiro confronto. 

Giugiu acerta as prioridades para a temporada que está por vir

Para 2021, o foco de Giuliana Salvini Morgen, a Giugiu deve mais uma vez ser o Campeonato Mundial de Mountain Bike XCO, com as provas da UCI Juniors World Series XCO como preparação. Além disso, a atleta deve competir as principais competições no Brasil. Outro detalhe interessante é que, ao que tudo indica, ela deva correr algumas etapas do Sense Enduro Cup, que é válido como Campeonato Brasileiro de Enduro. Considerada a melhor de sua categoria no país, a previsão de sua equipe é a de uma temporada ainda mais vitoriosa em relação a 2020. 

Petropolitano segue a sua participação em provas de maratona olímpica

A janela para a obtenção do índice olímpico no atletismo para Tóquio 2020 foi reaberta e a Maratona de Valença, na Espanha, marcou a primeira grande chance para quatro brasileiros. Contudo, nenhum deles atingiu a marca necessária para garantir vaga nos Jogos do Japão. O quarteto brasileiro ainda terá mais chances de conseguir o índice olímpico. E nunca é demais ressaltar que, até agora, dois atletas estão qualificados, ambos no masculino: Paulo Roberto de Almeida Paula e o petropolitano Daniel Chaves. O Brasil pode ter até três representantes.

Com Henrique Avancini, Brasil Ride Espinhaço estreará em março

Em 2021, ocorrerá em Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, a prova Brasil Ride Espinhaço, com a participação de diversos atletas importantes do ciclismo, dentre eles o petropolitano Henrique Avancini que lidera o ranking mundial do ciclismo mountain bike e Tiago Ferreira, campeão mundial e europeu. A competição será realizada entre os dias dois e seis de março, e contará com duas cidades-sedes. A primeira será Conceição do Mato Dentro, distante 140 km da região metropolitana de Belo Horizonte. 

Piloto do Serrano teve problemas em etapa da Fórmula Vee

O fim de semana passado foi repleto de problemas na pista para o piloto Antonio Carlos Vieira de Souza, que representa o Serrano na Fórmula Vee. O petropolitano enfrentou quebras e até sofreu um acidente na disputa da super-rodada dupla da Copa ECPA F/Promo Racing, em Piracicaba, no interior paulista. Com tantos problemas, Antonio Carlos Vieira de Souza ainda comemorou um terceiro lugar na categoria Máster, para pilotos acima de 40 anos. Foi a sua melhor colocação no fim de semana.

Curtas

África do Sul.. Lá vou eu! – O petropolitano Henrique Avancini embarca para a África do Sul após curtas férias em Petrópolis. Lá, ao lado de alguns dos maiores bikers do planeta, o número um da UCI fará um Camp Training visando às disputas em 2021, entre elas os Jogos Olímpicos de Tóquio. 

Cacá garante pódio – A dupla formada por Cacá Bueno e Marcelo Franco no Porsche Endurance encerrou a temporada nos 500 km de Interlagos no último domingo com mais um pódio na classe Sport em 2020. Após largar na quarta colocação na categoria, a dupla terminou em sexto. 

Cacá garante pódio 2 – O próximo e último desafio de Cacá no ano será no próximo domingo, quando a Stock Car realizará sua etapa de encerramento em São Paulo, novamente em Interlagos. Ele competirá por uma escuderia de Petrópolis. 

Últimas