Giro da Tribuna pelo Esporte: Federação reunirá os clubes para videoconferência sobre a B1
A Federação de Futebol do Rio (Ferj) vai reunir os clubes nesta segunda-feira, às 21 horas. Através de uma videoconferência, a entidade definirá pontos importantes sobre o Campeonato Estadual da Série B1 deste ano, sendo o mais importante o protocolo de segurança. Esse é o primeiro passo para dar andamento a Segundona, que nos bastidores é vista com importância central para o que poderá rolar em 2021.
Embora a tabela diga que a abertura está prevista para o dia 15 de agosto, existe uma crença entre os representantes dos times que a bola só vá rolar para valer no dia nove de setembro, tese defendida pelo Serrano, inclusive. A Ferj está inclinada a anunciar essa data na reunião de logo mais.
A decisão do TJD Pleno, há duas semanas, em que anula o rebaixamento de dois clubes do Campeonato Carioca, deve dominar os debates. Há quem tenha ficado insatisfeito com o fato de que Nova Iguaçu e Cabofriense se livraram da Série B1 deste ano por conta de uma decisão da justiça e que vai impactar em 2021.
Para esta temporada, a Ferj terá que colocar um clube na vaga destinada ao último colocado do Carioca ou simplesmente extingue e mantém o número de participantes da popular Segundona.
Todavia, a Ferj sinalizou que pode manter a fórmula de acesso da Série B1 para o Campeonato Carioca de 2021, mantendo a Cabofriense e o Nova Iguaçu na elite.
Com o fim do contrato da Globo com a Ferj, muitas coisas devem mudar para o ano que vem e isto também será motivo de debates não apenas na videoconferência de hoje, mas as próximas.
Além disso, os protocolos de segurança – exigidos para os clubes que disputaram o Carioca – são um motivo de preocupação de todos, pois há equipes da Segundona que terão dificuldades para promover a testagem de seus jogadores toda a semana.
O cardápio será farto para a videoconferência. E a expectativa é a de que os assuntos sejam resolvidos o quanto antes para dar o início a Segundona, talvez a mais atípica dos últimos tempos.
LPD sem previsão para campeonatos
O presidente da Liga Petropolitana de Desportos, Geraldo Barros, participou da recente reunião com os clubes e a Prefeitura sobre a flexibilização do esporte. Barros comentou o encontro. “A necessidade dos clubes abrirem para poderem ter receitas é latente e a prefeitura entendeu isso. Então, foi criado vários protocolos e enviado para os órgãos competentes onde eles também teriam alguns regramentos para colocar no documento, que será publicado próximo do dia 27 deste mês, liberando os clubes para abertura de suas quadras e campos para alugueis dos espaços. Mas é claro que terão que se adaptar com uma nova realidade em relação ao regramento que terão que cumprir”, diz ele.
Atílio Marotti receberá grama nova
Com o fim da primeira fase dos reparos gerais do estádio Atílio Marotti, após a instalação de drenos e irrigação, vem aí a próxima etapa que será mais crítica: a colocação do gramado no sessentão campo do mais querido de Petrópolis. O material vai chegar ao local na próxima quinta-feira e para não perder tempo o trabalho terá início. Esse é também um motivo que o Serrano defende que a competição comece em setembro e não agosto, como está hoje na tabela.
Benefício ao esporte em bom momento
A flexibilização das atividades esportivas locais não foi a única boa notícia para quem trabalha com o desporto. A publicação no Diário Oficial da União da Portaria nº 441dispõe sobre a Bolsa Auxílio como incentivo material permitido a atletas de rendimento não profissional por meio de recursos obtidos via Lei de Incentivo ao Esporte. A portaria atende a uma reivindicação antiga de atletas, técnicos e dirigentes do esporte olímpico e paralímpico. A partir de agora, o teto da Bolsa Auxílio em projetos patrocinados por empresas via Lei de Incentivo passa a ser de R$ 8 mil e o atleta pode receber, em paralelo, a Bolsa Atleta.
Pentatlo se junta a outros esportes
O Pantatlo Moderno se juntou a várias entidades esportivas internacionais e tomou uma medida radical. A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) decidiu cancelar o circuito da Copa do Mundo deste ano. No comunicado sobre a medida, a federação também anunciou o adiamento do Campeonato Mundial Sênior da modalidade olímpica para o segundo semestre. As decisões foram tomadas após o adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 para o ano que vem por causa da pandemia do novo coronavírus. Petrópolis tem atletas na seleção brasileira, pelo clube Magnólia.
Curtas
Veterano treina para Petrópolis-Itaipava – O intrépido corredor de rua cinquentão Jorge Carlos é incansável. Ele treina quase que diariamente num trecho da BR-040 para a sua próxima prova, a Petrópolis-Itaipava – marcada para o dia 25 de outubro.
Ferj pede informações sobre Covid-19 em cidades – A Ferj pediu aos clubes de diferentes cidades onde vão acontecer os jogos da Série B1 para informar a situação de infectados em toda a região que compreenderá a disputa do Campeonato Estadual.