Giro da Tribuna pelo Esporte: medida cautelar deve adiar início da Série B1

13/07/2020 07:48

O Campeonato Estadual da Série B1 deve sofrer um adiamento. Na semana passada, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio acolheu uma medida inonimada (cautelar) pedindo para que não haja rebaixamento em 2020. Os requerentes são o Nova Iguaçu e Cabofriense, que pedem na justiça para que os clubes que disputaram o Campeonato Carioca deste ano sejam mantidos para o ano que vem.

Na prática, a ação de ambos os clubes tornaria, sem efeito, por exemplo, o acesso do campeão da Série B1 deste ano, já que pedem a manutenção de seus status para o ano que vem. O descenso, portanto, seria banido da atual temporada e alegam a pandemia trouxe prejuízos. A Cabofriense, com o fim do Carioca, terá que disputar uma seletiva para jogar a elite, enquanto que o Nova Iguaçu, pior time da competição, foi rebaixado para jogar a Série B1 deste ano.

Como se trata de uma medida inonimada, o caso terá que ser resolvido em um prazo de 30 dias. Para os requerentes, será feita justiça porque a pandemia do coronavírus trouxe prejuízos de toda a ordem aos clubes. Por outro lado, dirigentes que vão disputar a popular Segundona é uma virada de mesa, algo que obrigaria a Federação de Futebol do Rio a duas situações: acolher a medida judicial e cumprir o determinado, sem dar o acesso ao campeão da Segundona ou amplia o número de times no Carioca de 2021.

A Segundona está prevista para começar no dia 15 de agosto. Mas se haverá mudanças no campeonato isso só será discutido após o término do Campeonato Carioca, que vai acontecer nesta quarta-feira, quando Flamengo e Fluminense decidem o título da temporada.

Times da B1 pedem ajuda da Ferj

O jornalista Gabriel Andrezo trouxe a informação de que, por causa da crise financeira os clubes da Série B1 vão pedir a Federação de Futebol do Rio subsídios como testes coletivos e isenção de taxas para jogar o Campeonato Estadual. Ele disse ainda que a entidade não indicou que cobrirá esses gastos, como fez com os times da Série A. Até porque, completou Andrezo, tinha o dinheiro da Globo.

Times da B1 pedem ajuda da Ferj 2

É verdade que o Serrano não tem nada a ver com o fato da TV Globo ter rompido com o Campeonato Carioca. Afinal, disputa somente a Série B1. Mas na hipótese de subir para a elite, provavelmente não terá a grana da emissora num primeiro momento. Até porque, era patrocinadora da competição e deixou tudo nas mãos da Federação de Futebol, que terá que conseguir um novo patrocinador para manter o fluxo de caixa.

Times da B1 pedem ajuda da Ferj 3

O Serrano, ou melhor, a Interfut acompanha atentamente a movimentação da Federação de Futebol do Rio (e do TJD) sobre o Campeonato Estadual da Série B1. A aposta é que, encerrando na quarta-feira o Campeonato Carioca, as atenções se voltam para a Segundona do Rio. O clube já se manifestou favorável a mudança de data do início do campeonato, de agosto para setembro.

Vera Cruz aguarda retorno das atividades

O presidente do Vera Cruz, Jorge Vieira, disse aguardar as autoridades públicas a liberação dos clubes para que possam voltar a funcionar. Segundo ele, a situação do clube não é nada boa, já que não arrecada desde março deste ano e existe uma urgência para voltar a promover os eventos locais, além é claro a manutenção das escolinhas. “Esperamos voltar logo”, disse.

Esporte Verde se manifesta nas redes

Um manifesto feito pelo Esporte Verde e publicado na página do Facebook revela a frustração pelo fato de a Prefeitura não liberar também os clubes que tem futebol soçaite para as atividades normais. No texto, foi mencionado o encontro com o secretário de planejamento, Delmir Caetano, e que alguns pontos debatidos não foram cumpridos.

Academias voltam nesta segunda-feira

A segunda-feira traz de volta as academias petropolitanas à ativa. Desde março sem funcionar, alguns dos estabelecimentos passaram o fim de semana trabalhando duro para receber os alunos, muitos ainda receosos por causa da expansão do coronavírus. No entanto, vale a dica que, por estar de máscara, a oxigenação é menor e por isso não vale a pena investir em treinos muito intensos de força. É momento de retomar as atividades gradativamente já que muitas pessoas na quarentena diminuíram significativamente a frequência e intensidade e agora é preciso tempo e cautela para recuperar o tempo perdido.

Mountain bike confirma calendário da Copa

A Copa do Mundo Eliminator de Mountain Bike da UCI 2020 inclui paradas em 7 cidades em 7 países, que vão de agosto a novembro. A temporada começará com a Copa do Mundo em Graz (Áustria) em 29 de agosto, uma semana após o Campeonato do Mundo em Leuven (Bélgica) em 23 de agosto. A rodada final da Copa do Mundo será concluída na cidade de Dubai Caminhar. O petropolitano Henrique Avancini brigará pelo título da competição. 

Curtas

Eleição no Petrô confirmada para novembro – Candidato à reeleição, Arnaldo Rippel confirmou que a eleição presidencial do Petropolitano para o dia 30 de novembro. O pleito deveria ter ocorrido em junho, mas a pandemia adiou a votação.

Falta o gramado para ficar mais bonito ainda – Concluída a primeira fase dos reparos no estádio Atílio Marotti, falta apenas a colocação do novo gramado para que a bola possa voltar a rolar.

 

Últimas