Giro da Tribuna pelo Esporte: Petrópolis ainda pode sonhar com a Copa Internacional?

29/07/2020 16:50

Apesar da Confederação Brasileira de Ciclismo ter proibido todas as competições – a exceção do Campeonato Brasileiro de diferentes modalidades – de ciclismo pelo país afora, a organização da Copa Internacional de mountain bike segue com seu planejamento para realizar, ao menos, duas etapas, sendo uma delas em Petrópolis. Mas dúvidas pairam sobre o horizonte.

Em seu informe da semana, a organização divulgou que a pista de Cross Country Olímpico (XCO) da etapa de Taubaté da Copa Internacional está pronta. O percurso que está localizado no Parque Municipal Vale do Itaim já tinha o trajeto traçado e passou por modernizações para a realização do evento que está marcada para de seis a oito de novembro.

E mais: de acordo com o treinador Rodney Hoffmann, com as mudanças os atletas terão mais fluidez e diversão no percurso. E, segundo o construtor do percurso, Valmor Hausmann, a pista é marcada por saltos e também paredões para manter a fluidez. Tudo isso já contando com a certeza de que a Cbc liberará para a cidade de Taubaté receber a abertura do evento que conta pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (Uci). A entidade máxima do esporte no Brasil, porém, especificou que as provas que valem para pontuação mundial estão adiadas.

Isto vale também para Petrópolis, que do dia quatro a seis de dezembro está prevista a segunda e última etapa da Copa. O evento é cercado de muita expectativa, que vai além das belas manobras na desafiante pista do Vale do Cuiabá: o entono do campeonato aguarda com ansiedade os dias de emoção do mountain bike. Estima-se que mais de 100 pessoas – entre pilotos, famílias, técnicos e organização – poderiam ocupar as pousadas e hotéis nos arredores da pista, representando o ingresso de muitos reais numa economia que sofre com a pandemia.

Para os petropolitanos, receber uma etapa da Copa Internacional é realmente a certeza de que a cidade se transformou em um berço que revela talentos incríveis para o esporte. Afinal, na década de 80 a cidade teve Luís Aldhigere, enquanto que Albert Morgen dominou o circuito com conquistas, entre elas o Brasileiro até que amadureceu para a chegada de campeões com experiência, como Cadinho e Larry, Wolfgang Soares atpé chegar em Henrique Avancini, este expoente internacional do esporte. E uma nova geração que pede passagem, como Giuliana Salvini Morgen, atual campeã brasileira juvenil e que é apontada como futura atleta olímpica nacional. É a primeira do ranking nacional e sem adversárias à vista no Brasil.

Anúncios no Serrano só após contrato fechado

A Interfut baixou uma norma que só anunciará os nomes dos contratados do Serrano para a disputa do Campeonato Estadual da Série B1 após a assinatura do contrato. Por isso que a gestora de futebol não oficializou a contratação do meia Thiago Accioly, informação trazida em primeira mão pelo jornalista Rodrigo Costa, da Rádio Piabanha. Mas também não negou o acerto. Nos bastidores, comenta-se que o lateral Magdiel está muito próximo de renovar com o Leão da Serra.

O adeus a Rodrigo Rodrigues

A crônica esportiva brasileira está de luto. O jornalista e apresentador Rodrigo Rodrigues morreu ba terça-feira, após sofrer uma trombose venosa cerebral, consequência da Covid-19. Rodrigues foi internado no último sábado em um hospital no Rio de Janeiro e passou por uma cirurgia para controlar a trombose, mas não resistiu. Não há palavras para descrever a tristeza com o ocorrido ao RR, a quem aprendi a admirar seu trab alho em seus tempos da Espn Brasil.

LPD estudará campeonatos para este ano

Como a etapa da flexibilização social chegou aos clubes, o presidente da Liga Petropolitana de Desportos, Geraldo Barros, afirmou que vai analisar cuidadosamente o funcionamento de alguns deles para que, nos próximos 15 dias, debata a volta das competições amadoras no município. No entanto, Barros informou que disputas que envolvam crianças está vetado e será possível promover o Municipal de futebol master, sem qualquer previsão ainda.

Técnico petropolitano confirma Brasil no pré-olímpico de basquete 3 x 3

Douglas Loritte, o petropolitano que é treinador da seleção brasileira de basquete 3 x 3, disse nesta semana que dificilmente serão marcados neste ano amistosos de preparação para os Jogos Olímpicos de Toquio 2020/2021, por conta da pandemia do coronavírus. Porém, trabalha no planejamento para o ano que vem e espera que até fevereiro seja possível disputar torneios de preparação com vistas ao Pré-Olímpico, marcado para junho do ano que vem na Índia.

Equipe de Petrópolis estreia com terceira colocação

No último domingo, as provas do automobilismo voltaram a ouvir os roncos dos motores V8 com o início da temporada da Stock Car 2020, e a estreia das equipes sediadas em Petrópolis não foram com o título esperado. O piloto Thiago Camilo, que compete pela Ipiranga/Mattheis), garantiu a terceira colocação no geral do Campeonato Brasileiro. Mas nada disso desanima as demais escuderias, sendo que a expectativa é de bons duelos para as próximas etapas.

Curtas

Mascote do Serrano será apresentado nesta quarta-feira – O torcedor será responsável pela escolha do nome do novo mascote do Serrano, que vai ser apresentado nesta quarta-feira. A ação de marketing da Interfut ganhou muitas adesões pelas redes sociais.

Maurinho prevê “quatro a cinco” times brigando pelo título da B1 – O técnico Maurinho disse em recente entrevista que entre quatro a cinco times devem brigar pelo título estadual da Série B1 (Segundona). E o Serrano está entre eles.

Clubes se mantém firmes mesmo com a pandemia – Com a pandemia do coronavírus, os clubes estavam fechados desde março e contas se acumularam. A boa notícia é a de que nenhum deles pensa em fechar as portas.

Últimas