Giro da Tribuna pelo Esporte: Professores dão dicas para ter bom desempenho nos e-games

22/03/2021 08:36
Por Roberto Márcio – especial para Tribuna de Petrópolis

A possibilidade da imposição de mais restrições a população por causa da expansão da Covid-19 não deve abalar as estruturas dos e-games. De um ano para cá, a modalidade deu um salto enorme no número de praticantes, fruto do lockdown que manteve boa parte das pessoas em suas residências. E pelo visto, não sofrerá impacto se houver mais fechamentos no país.

No auge da primeira onda, competições virtuais movimentaram centenas de pessoas por todo o país em disputas incríveis de e-games, com direito a prêmios em dinheiro e tudo mais. Muitos jovens foram estimulados a ingressarem na modalidade. É desnecessário dizer que se criou um nicho de mercado que já movimenta milhões no Brasil.

Para ter sucesso nos e-games, por outro lado, é necessário observar umas regrinhas, ou melhor, dicas importantes para conseguir êxito. Por isso, os professores do curso de Fisioterapia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Alexandre Sabbag e Daniel Ferreira, que passaram as recomendações:

*Faça intervalos
Esta é a dica mais preciosa: parar de vez em quando, nem que seja por 10 minutos, para movimentar o corpo. Ande um pouco, levante-se da cadeira, movimente os ombros e os punhos. O movimento faz hidratar a cartilagem, tendões e outros tecidos, que se nutrem pelo movimento. Se a cada 45 minutos você parar e der uma pausa, dificilmente terá algum problema. Ao realizar esses movimentos, você estará devolvendo ao organismo uma situação favorável para a articulação.

*Apoie os braços
Sem apoio, você gasta energia, faz uma contração contínua e isso aperta vasos, dá menos nutrição e cansa mais rápido. Só de encontrar um apoio, vai poupar energia por um bom período, e a chance de machucar o braço é bem pequena. Vai ser possível relaxar ombros e cotovelos, gastar menos energia e trazer mais qualidade até o final da partida.

*Mantenha a curva das costas (lordose):
Não precisa ficar dobrando o corpo para frente, pois é uma questão de carga na coluna o que gera fadiga. Pegue um rolinho de toalha, encaixe ao final da coluna na hora de sentar e mantenha nas costas por algum período, isso dará vantagem para os músculos das costas. Do contrário, o músculo vai cansar mais rápido.

*Fique atento à posição do corpo
Não existe a postura perfeita. No entanto, seguindo a lógica de encontrar uma posição que permita um menor gasto energético e evite sobrecarga e lesões, existem algumas medidas a serem observadas: Preserve a lombar, mantenha a curva das costas, o pé deve ficar bem apoiado no chão, quadril e os joelhos devem permanecer a 90 graus. Assim, haverá uma melhor distribuição de carga entre membros superiores e inferiores.

*Cuidado com a altura da tela
O recomendado é manter a tela à altura dos olhos, pois é preciso ter cuidado com a cervical (pescoço). Com a tela na linha dos olhos, a pessoa consegue ter um bom desempenho, durante um tempo maior.

*Alongamento não resolve
Se você ficar muito tempo parado, estático, e se mantém em alongamento por mais 30 segundos, vai gerar uma nova carga compressiva e estática. O ideal é mexer, movimentar o corpo, porque aumenta a circulação local.

*Não caía na lenda da cadeira perfeita
O mobiliário adequado busca os princípios ergonômicos, mas não resolve todo o problema. Nenhuma cadeira vai permitir que você fique horas e horas sentado. Existem algumas vantagens em cadeiras feitas com material de polietileno injetado, que recebe a carga e não deforma com facilidade. Contudo, mesmo a melhor cadeira exige as regulagens corretas.

*Faça um aquecimento
Erga os braços, de 5 a 10 minutos, mexa as articulações, pois a articulação e os músculos acordam.

*Pratique outros esportes
De duas a três vezes por semana, faça exercícios que melhorem a condição física, trabalhando coluna, membros superiores e inferiores. Se conseguir manter essa rotina de atividade física, aguentará mais tempo e terá mais preparo. Além disso, o exercício cardiovascular otimiza o raciocínio, a concentração e os reflexos. Isso obriga o nosso cérebro a trabalhar melhor.

*Durma bem
Nada de passar a noite inteira jogando, pois não é bom trocar o dia pela noite! Caso precise ficar em uma partida até mais tarde, não torne isso uma rotina. A regulação da luz, ou seja, mostrar que é dia e noite para o corpo, libera um monte de hormônios que afetam a concentração, a atenção e os reflexos.

A doce lembrança de uma vitória em 1979

O Facebook da principal torcida do Serrano traz uma série de boas memórias do futebol do clube. No fim de semana que passou, Francisco Theisen, líder do grupo, publicou os detalhes da inesquecível vitória do time sobre o Vasco, no dia cinco de agosto pelo Campeonato Carioca de 1979. Os gols de Jorge Demolidor e de Wellington (este sensacional) foram ressaltados.

Museu do Esporte vai dar destaques a todas as modalidades

O projeto do Museu do Esporte, que pretende sair do papel ainda neste ano, vai enfatizar o máximo de modalidades possíveis. É claro que os heróis não serão esquecidos, mas as conquistas vão ganhar um destaque de acordo com a linha do tempo. O secretário Délio Kronemberger aproveitará a experiência que obteve com o Museu do Petropolitano e implementar no município.

LPD propõe ampliação da Copa das Ligas e sistema de meeting

A Liga Petropolitana de Desportos tomou a iniciativa de propor mudanças na Copa das Ligas Municipais, evento realizado pela Federação de Futebol do Rio. No último sábado, o presidente atual, José Neto e seu antecessor e hoje assessor da entidade, Geraldo Barros, sugeriram que a competição tenha também as categorias sub-11 e sub-13 e que sua disputa seja pelo sistema de meeting.

Clubes serão convocados para aprovar calendário de 2021

E por falar em Liga Petropolitana, nesta semana será divulgado o edital para a assembleia geral dos clubes, cuja data ainda não foi anunciada. A pauta do encontro será dominada pelo calendário da entidade para esta temporada, sendo que a abertura deverá ser com o Campeonato Municipal de super master, em maio. Muitos campeonatos, no entanto, serão disputados somente no segundo semestre, isto é, dependendo da questão do Covid-19.

Reunião para traçar o planejamento de trabalho para este ano

O presidente da LPD, aliás, vai reunir sua equipe técnica – incluindo a da arbitragem – para traçar o planejamento de trabalho neste ano. Dois fatores serão levados em consideração: a pandemia e o pós-liberação das atividades esportivas. Segundo José Neto, a entidade acompanha atentamente os números de infectados pela Covuid-19 e por isso analisará criteriosamente se será possível ou não organizar algum campeonato, seja futebol, futsal, vôlei e handebol.

Hóquei: Casa de Portugal vai ao Brasileiro previsto para junho

Como a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinagem mantém para junho o Campeonato Brasileiro adulto (masculino e feminino) em Santos, São Paulo, a Casa de Portugal de Petrópolis vai manter a programação de treinos para a competição. E em agosto, os atletas petropolitanos pretendem embarcar para a San Juan, Argentina, onde os atletas locais vão brigar pelo título sul-americano. Tudo isso, entretanto, dependendo da situação sanitária dos locais em questão.

Decisão acertada dos japoneses quanto ao público em Tóquio

No sábado passado, o Japão anunciou oficialmente que não abrirá os estádios ao público estrangeiro durante a edição dos Jogos Olímpicos no país, cuja abertura será no dia 23 de julho. A decisão acertada visa conter uma nova onda de Covid-19 que assola o mundo. No entanto, toda a programação vai ser mantida e o encerramento será no dia oito de agosto.

Competição de automobilismo adia provas para outubro

Atenta os últimos acontecimentos sobre o avanço da pandemia de Covid-19, a SC Racing e o Caçador Jeep Clube se anteciparam e, em comum acordo com as prefeituras das cidades sedes, patrocinadores, apoios, participantes e prestadores de serviço, alterou a data do 13º Transcatarina para os dias 26 a 30 de outubro (a data inicial seria de 06 a 10 de julho).

Atleta ativista conquista título em lutas

A lutadora Aline Silva acaba de conquistar medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Sênior de Wrestling, que aconteceu recentemente, na Ilha do Governador. Aline, que já está classificada para as Olimpíadas de Tóquio, tem uma história de superação, de ativismo e foi a primeira mulher a assumir a vice-presidência da CBW; no campeonato, a atleta participou da categoria estilo livre feminino de até 76kg.

Curtas

Técnico será definido – Nos próximos dias, a Interfut poderá anunciar, enfim, o nome do técnico que vai comandar a equipe no Campeonato Estadual da Série B1, que começará em setembro.

Ginásio do Petrô pronto – O Petropolitano, enfim, concluiu a reforma do ginásio José Borzino, no Valparaíso. Este era um dos principais projetos do clube, que está pronto para receber várias modalidades.

Últimas