Giro da Tribuna: uma Segundona atípica em 2020

08/05/2020 12:35

O Campeonato Estadual da Série B1 de 2020 deverá ser totalmente atípica. Enquanto muito se discute como os grandes clubes brasileiros voltam aos treinos e às competições, dá para imaginar a Segundona do Rio de Janeiro? Será que os participantes terão condições de bancar toda a estrutura necessária para evitar a propagação do coronavírus? E em caso de alguém contaminado, como reagirão os jogadores? São questões que o tempo certamente vai responder.

A Federação de Futebol do Rio tem sido uma das associadas a buscar um entendimento para a volta do futebol. É público e notório que apoiou a iniciativa do Flamengo em antecipar o retorno dos trabalhos, claro que com os protocolos que ela própria criou, com uma comissão de diferentes profissionais, para que tudo seja feito de forma segura. No entanto, a realidade se impõe. O rubronegro descobriu, após exames, vários funcionários que testaram positivo para o coronavírus e precisou rever alguns planos.

O debate sobre o futebol e coronavírus domina os programas de TV. O assunto tem trazido uma luz sobre os problemas diretos e indiretos com a pandemia, excelente para levar ao público a correta informação sobre a doença, livre das discussões ideológicas que não deveria fazer o menor sentido num momento como esse. Só que a mídia tem apenas dedicado a maior parte dos noticiários focados nos clubes mais ricos do país, jogando para escanteio as competições de menor investimento, como a Série B1 do Rio.

O Serrano, participante da Série B1, garante estar de acordo com os protocolos de segurança da Federação, o que é uma excelente notícia. Segundo o gestor da Interfut, Kléber Leite Filho, o Centro de Treinamento localizado na Barra está pronto para receber os treinamentos e que todas as medidas para proteger a saúde de todos os atletas serão tomadas. Sendo assim, a gestora de futebol do Leão da Serra cumpre aquilo que é esperado de uma parceira. Só que ela tem planos próprios e assegura até um planejamento pronto para o caso do campeonato não começar no dia 15 de agosto, conforme a tabela divulgada na última quarta-feira.

O fato é que, começando ou não em agosto, a Série B1 será totalmente atípica. A competição que é notabilizada pelo jogo físico, da marcação cerrada e de jogadas muitas vezes ríspidas, poderá dar lugar ao quê neste ano? A verdade é que, quem tiver antes de tudo uma boa estrutura financeira para garantir salários em dia e a manutenção da boa saúde da equipe ao longo da competição, terá uma vantagem considerável porque a crise financeira agravada com a pandemia terá influência nas quatro linhas. Vivemos tempos diferentes, difíceis e que, como diz a frase, o futebol imita a vida. Isso só não funciona como os míopes que enxergam a bola rolando apenas nos 90 minutos de partida.

Leia também: Em meio à pandemia, Federação divulga tabela da Série B1

Protocolo

Após aprovação do Ministério da Saúde da Espanha, e cumprindo com o Protocolo de Retorno ao Treinamento – estabelecido pela LaLiga e especialistas médicos -, os clubes espanhóis voltaram aos treinamentos nesta semana. Com o objetivo de retornar com os campeonatos em junho, os jogadores treinarão sozinhos após exames médicos realizados por cada clube.

Estreia I

O Serrano estreará na Série B1 no dia 15 de agosto, em Macaé contra o Serra Macaense, aquele mesmo rival que no ano passado subiu a serra em pleno fim de semana da Bauernfest para interromper uma sequência positiva do time na Série B1. Vitória dos alviverdes por 1 a 0, gol marcado no primeiro tempo depois de uma falha do goleiro Lucão. O jogo teve o maior público do Leão da Serra em jogos no “Atílhão”.

Estreia II

Veja como ficou os grupos e a primeira rodada do Campeonato Estadual da Série B1:  A – Duque de Caxias, Olaria, Audax, Serra Macaense, Nova Cidade, Serrano, Gonçalense, Maricá e Rio São Paulo; B – Goytacaz, Sampaio Corrêa, Campos, Bonsucesso, Rebaixado da Série A, Angra dos Reis, Artsul e São Gonçalo. A rodada inicial: Duque de Caxias x Rio São Paulo, Olaria x Maricá, Audax x Gonçalense, Serra Macaense x Serrano, Goytacaz x São Gonçalo EC, Sampaio Corrêa x Artsul, Campos x Angra dos Reis e Bonsucesso x Descenso da Série A.

Curtas

Jogo em homenagem a Daniel “He Man” – Um grupo de ex-jogadores organiza uma partida festiva, para depois da pandemia, com o objetivo de homenagear o ex-atacante do Petropolitano, Daniel “He Man”, que faleceu há duas semanas.

Pós em psicologia do esporte será mantida – A professora de educação física e psicóloga, Clévia Siess, confirmou que os planos em promover uma pós-graduação em psicologia do esporte na Fase ainda neste ano.

Expectativa para segunda-feira – Existe uma expectativa com relação ao que o prefeito Bernardo Rossi decidirá nesta segunda-feira, sobre se estenderá ou não o período de quarentena. Donos de academias estarão atentos, pois há a possibilidade de alguns setores serem liberados parcialmente para funcionamento e os seus estariam na lista.

Leia também: 38 funcionários do Flamengo testam positivo para a covid-19

Últimas