Goiás e Botafogo duelam por consolidação no meio da tabela do Brasileirão

28/09/2022 07:30
Por Estadão

Goiás e Botafogo rondaram por um bom tempo a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, mas parecem que finalmente entraram nos eixos. Embalados, os dois times se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h45, no estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO), pela 28.ª rodada.

Invicto há seis jogos, apesar dos dois empates seguidos, o Goiás está na nona colocação, com 37 pontos, três a mais que o Botafogo, 11.º colocado e sem perder há três rodadas. O risco de rebaixamento ainda existe, mas o foco da dupla passou a ser a classificação para a Copa Sul-Americana.

Para manter o bom momento, o Goiás vai precisar superar a ausência de Pedro Raul, artilheiro do Brasileirão ao lado de Germán Cano, do Fluminense, com 15 gols. O atacante recebeu o terceiro cartão amarelo no empate com o Red Bull Bragantino, por 1 a 1, e não vai enfrentar seu ex-clube. O lateral-esquerdo Sávio é desfalque pelo mesmo motivo.

Na lateral, o técnico Jair Ventura está em dúvida entre Hugo e Danilo Barcelos, que defendeu o Botafogo em 2020. Para substituir Pedro Raul, a principal opção é Nicolas. Ainda no ataque, o treinador esmeraldino tem a volta de Dadá Belmonte, que cumpriu suspensão e entra no lugar do volante Matheus Sales.

“É passar confiança para aqueles que vão entrar. Eu sou um treinador que trata da mesma maneira todos os jogadores, não só nosso artilheiro, como um menino da base, para que a gente possa ter uma equipe homogênea e aqueles que entrarem possam corresponder”, afirmou Jair Ventura, que iniciou a carreira de treinador no próprio Botafogo, em 2016.

Em franca evolução desde a chegada dos reforços na última janela de transferência, como o goleiro Lucas Perri, o zagueiro Adryelson, o lateral Marçal, o volante Danilo Barbosa, o meia Eduardo e os atacantes Tiquinho Soares e Júnior Santos, o Botafogo parece ter se encontrado sob o comando do técnico português Luís Castro.

“Nós encontramos uma equipe na primeira janela de transferências, montamos uma outra equipe na segunda janela de transferências, e montamos outra equipe agora, portanto tivemos três equipes ao longo do ano. O último jogo retrata bem isso. Esta união que nós queremos, o caminho que nós temos juntos agora foi algo construído ao longo do tempo. Foi difícil? Sim, foi difícil. Mas está quase. Vai dar”, destacou Luís Castro.

Sobre o time que ganhou do Coritiba, por 2 a 0, o treinador vai ser obrigado a fazer mudanças no meio-campo. Lucas Fernandes está no departamento médico e Eduardo cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Gabriel Pires e Lucas Piazon devem ser os prováveis substitutos. O volante Danilo Barbosa também é baixa por questão física.

Uma mudança por opção técnica pode acontecer na lateral direita. Sem jogar desde o dia 4 de setembro, quando sofreu uma fratura na face contra o Fortaleza, Rafael foi liberado pelo departamento médico, mesmo que usando uma proteção. Ele disputa vaga com Saravia.

Últimas