Governo do Estado envia maquinário para minimizar impactos da chuva em Teresópolis

Até o momento, o Corpo de Bombeiros foi acionado para 17 ocorrências ligadas às chuvas, principalmente para a remoção de árvores caídas

09/nov 17:04
Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), enviou equipamentos e equipes a Teresópolis na tarde deste sábado (9) para acelerar os trabalhos de limpeza e drenagem nas áreas afetadas pelos alagamentos causados pelas chuvas intensas. O foco das ações está no Vale do Bonsucesso, onde o nível do Rio Preto subiu e alagou residências.

Os trabalhos contam com duas escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira e três caminhões para remoção de água e detritos. A partir de amanhã (10), as equipes devem iniciar a desobstrução dos trechos do rio que acumularam lixo e vegetação, visando reduzir o risco de novos transbordamentos.

“Estamos atentos às chuvas, monitorando desde sexta-feira (8), de forma permanente, as condições do tempo e preparados para enviar maquinário e todo suporte aos municípios em caso de necessidade”, afirma o governador Cláudio Castro.

O secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, ressaltou o trabalho preventivo desenvolvido em diferentes regiões do estado, como parte do Programa Limpa Rio, que atualmente atende mais de 70 áreas em todo o Rio de Janeiro.

Até o momento, o Corpo de Bombeiros foi acionado para 17 ocorrências ligadas às chuvas, principalmente para a remoção de árvores caídas. Em Três Rios, foi registrado um deslizamento com risco de desabamento.

Monitoramento contínuo

As condições meteorológicas no estado indicam céu nublado com chuvas fracas a moderadas, acompanhadas de ventos fracos a moderados. A Secretaria de Estado de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros mantêm monitoramento constante desde sexta-feira e estão mobilizados para responder a possíveis emergências.

As operações contam com o suporte de viaturas de salvamento, ambulâncias, embarcações, drones e aeronaves. Até o momento, não foram registradas ocorrências graves ou vítimas. O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) acompanha as condições climáticas 24 horas por dia, emitindo alertas quando necessário para reforçar a segurança nas áreas afetadas.

Últimas