Governo do Estado faz mutirão de serviços para as vítimas da enchente
O Governo do Estado promove neste fim de semana (19 e 20/02), um mutirão com os serviços estaduais para as vítimas da tragédia em Petrópolis. De acordo com o Estado, o principal foco é fornecer carteiras de identidade e de segunda via de habilitação.
Pelo Detran.RJ, haverá atendimento em dois pontos: no Sesc Quitandinha, num posto provisório em instalações que foram cedidas pela Fecomércio; e no Colégio Estadual Rui Barbosa, no Alto da Serra, bairro com o maior número de vítimas de desabamentos. No Sesc Quitandinha, o atendimento será das 9h às 16h para serviços de identidade e de habilitação. Já no Colégio Rui Barbosa, o atendimento será no mesmo horário, mas somente para os serviços de identificação civil (primeira e segunda vias de RG).
Duas vans do órgão vão circular pelos abrigos buscando pessoas que necessitam dos documentos para, então, levá-las aos dois pontos de atendimento. Os funcionários do Detran trabalharão em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Petrópolis no cadastramento dos moradores que vão precisar dos novos documentos.
RJ para Todos: + Serviços
O Colégio Rui Barbosa também vai receber o RJ para Todos: + Serviços, da Secretaria de Governo. Entre as ações, estão expedição de carteira de trabalho digital, banco de empregos do SINE, habilitação para casamento e, ainda, orientação jurídica e voltadas para o direito do consumidor com o Procon-RJ. O horário de atendimento será de 9h às 16h, mas as senhas serão distribuídas até às 15h.
O AgeRio, que já estará cadastrando os interessados em receber as linhas de créditos do programa “Reconstruir Petrópolis”, criado de forma exclusiva em virtude da tragédia e que vai destinar R$ 200 milhões para os negócios do município. Os recursos são para autônomos, informais, microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas, que terão taxa de juros zero e carência de até 12 meses.
Aluguel Social
O cadastro para o Aluguel Social também seguirá neste fim de semana. As pessoas que perderam suas casas na enchente já podem solicitar o benefício da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Para dar mais celeridade ao processo, o Estado flexibilizou uma das regras e os moradores de Petrópolis terão até 60 dias para apresentar o laudo emitido pela Defesa Civil Municipal. O documento atesta que há inviabilidade de retorno para residência afetada.
Serviço:
Mutirão do Estado em Petrópolis
*Colégio Rui Barbosa (Alynthor Wernec, 65 – Alto da Serra)
Ações: Detran.RJ (identificação civil) / RJ para Todos: + Serviços / Aluguel Social
*Sesc Quitandinha (Avenida Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha)
Ação: Detran.RJ (Emissão de identidade e de segunda via de habilitação)