Governo do Estado lança aplicativo com mais de 2.500 serviços para o cidadão
A ferramenta RJ Digital utiliza Inteligência Artificial e já está disponível para iOS e Android
O governo do Rio lançou, nessa segunda-feira (09), o novo aplicativo RJ Digital. A ferramenta permite o acesso a mais de 2.500 serviços estaduais de diversas áreas como educação, saúde e segurança pública. O aplicativo está disponível para iOS e Android, integrando serviços em um único canal.
“O aplicativo RJ Digital é um marco na modernização que estamos realizando no nosso estado. Estamos oferecendo ao cidadão um canal único e eficiente para acessar diversos serviços públicos com apenas alguns cliques, na palma da mão, em qualquer lugar. Não à toa o Rio de Janeiro alcançou, em agosto, o segundo lugar no ranking nacional de oferta de serviços digitais”, declarou o governador Cláudio Castro.
No novo app, os usuários podem ter acesso ao registro de ocorrência online da Polícia Civil, fazer reclamações ao Procon, solicitar Seguro-Desemprego, abrir empresas pela Junta Comercial do Estado, solicitar a 2ª via da carteira de identidade ao Detran-RJ, consultar exames do Rio Imagem, entre outras funcionalidades. Com a ferramenta, os alunos da rede estadual também acessam o boletim online.
“Estamos reforçando o compromisso do Estado com a inovação e a tecnologia. O lançamento deste aplicativo é mais um passo importante para tornar o Estado do Rio 100% digital”, destacou o secretário de Estado de Transformação Digital, Mauro Farias.
Inteligência artificial e inovação
A plataforma lançada pelo Governo do Estado utiliza as mais modernas tecnologias. Entre elas, está um assistente virtual disponível por meio de Inteligência Artificial (IA) generativa, que possibilita consultas por meio do WhatsApp. Outra inovação é o reconhecimento facial, que verifica a identidade do cidadão, garantindo mais segurança ao usuário.
O programa conta com a área logada MeuRJ, que permite uma experiência personalizada para o cidadão e automatiza o preenchimento de formulários, reduzindo o tempo do processo e permitindo atualizações de dados pelo cidadão.
A nova tecnologia garante a possibilidade ainda de escanear documentos e preencher campos de formulários automaticamente, acelerando o processo em até 90%. Além disso, o app está preparado para se adaptar ao idioma do dispositivo do usuário, atualmente permitindo inglês e espanhol.