Governo do Estado pode decretar lockdown nos próximos dias no Rio de Janeiro

08/05/2020 09:48

O governador Wilson Witzel pode decretar lockdown – isolamento total – em todo o Estado do Rio de Janeiro nos próximos dias. A implantação da medida faz parte da respostada dada por ele ao Ministério Público do Estado (MP) na noite de quinta-feira (7). O MP tinha dado um prazo de 24 horas para o governo responder sobre o plano de adoção do isolamento total no Rio, depois que o Fiocruz enviou um ofício recomendando medidas mais rigorosas para conter o aumento dos casos de Covid-19.

Na reposta enviada pelo governador do MP, ele destaca que determinou ao chefe do Gabinete de Acompanhamento e Fiscalização que, junto às secretarias de estado de Governo, das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, elaborem uma proposta para que seja decretado o lockdown. O documento deve contar com o bloqueio de todas as entradas do estado; proibição expressa da circulação de pessoas e veículos particulares nas cidades, exceto para as atividades essenciais; criação de um documento de autodeclaração para ser preenchido por toda pessoa que necessite circular nas cidades; e tornar obrigatório o uso de máscaras para todos que tiverem que justificadamente circular pelas ruas.

O governador Wilson Witzel também informou que determinou a elaboração de um plano de saída do lockdown, a aplicação de estratégias de testagem de massa em todo o Estado e a adoção de medidas para a integração entre as prefeituras e lideranças comunitárias das favelas e bairros da periferia com foco. Witzel justificou a aplicação de medidas mais rígidas a baixa adesão ao isolamento social no Estado, que segundo ele, ficou abaixo de 70% – índice considerado ideal.

As medidas de restrições e isolamento social começaram a ser impostas no Estado no dia 16 de março, quando o Rio já tinha 15 casos confirmados de Covid-19. Dois meses depois, o Estado conta com 14.156 notificações e 1.394 óbitos por coronavírus, de acordo com o último balanço divulgado na quinta-feira (7). Em todo o Rio, ainda há 570 óbitos em investigação.

Leia também: Niterói vai multar em R$ 180 quem estiver na rua sem necessidade

Últimas