Governo do Rio inaugura base do Galeão Presente
O Governo do Estado do Rio inaugurou, na manhã desta quarta-feira (10), a base do Galeão Presente, localizada na Avenida 20 de Janeiro, no acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). A medida vai ao encontro do aumento do fluxo de passageiros estabelecido após a proposta do Governo do Rio de transferir rotas do Santos Dumont, entre agosto e dezembro de 2023. Com o lançamento de novos voos, a expectativa é que, em 2024, o número de passageiros ultrapasse 14 milhões.
“A nova base vai ao encontro do aumento do fluxo de passageiros no aeroporto. Trazer segurança para essa região é fundamental para turistas, empreendedores e moradores. O programa é o mais bem avaliado do Brasil. Onde ele chega reduz sensivelmente a mancha criminal, com uma atuação perene”, declarou o governador Cláudio Castro.
O Galeão Presente contará com 22 policiais em serviço diário, apoiados por seis viaturas, sendo dois carros e quatro motocicletas, e atuará das 6h às 22h. A operação garantirá o policiamento dos acessos às áreas de embarque e desembarque dos dois terminais do aeroporto, bem como a entrada e a saída do estacionamento. Além disso, a base será responsável pelo corredor até a saída da Ilha do Governador.
Com a inauguração do Galeão Presente, a operação alcança a marca de 41 bases distribuídas em 22 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Na capital, são 18 bases espalhadas pelas zonas Sul, Norte, Oeste e Centro. A Baixada Fluminense conta com 12 bases, o Interior com 8 e a Região Metropolitana com outras três, em Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.
Retomada do Galeão
O Aeroporto Internacional Tom Jobim superou o movimento registrado no período pré-pandemia. Entre janeiro e maio de 2024, cerca de 5,6 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto. No mesmo período de 2023, foram 2,9 milhões de viajantes.
O Governo do Estado, por meio da Casa Civil, realizou um estudo e apresentou um plano do governo mostrando o impacto que o fortalecimento do aeroporto representa para a economia Fluminense e o desenvolvimento do Brasil.
“Estamos dando um importante passo no processo de recuperação desse equipamento fundamental para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. O Rio Galeão e todo seu entorno são fundamentais para o desenvolvimento do turismo e recuperação econômica do estado. A tendência é que a gente bata o recorde histórico do número de passageiros para o Galeão ainda este ano”, explicou o secretário estadual de turismo, Gustavo Tutuca.