Governo espera autorização do Inea para levar lixo a aterro
Com a licença para o uso do aterro de Pedro do Rio vencida,o lixo recolhido ontem pela empresa Força Ambiental ficou acumulado na área que deveria ser utilizada apenas para o transbordo dos resíduos na Duarte da Silveira. Durante todo o dia era possível ver carretas lotadas de lixo circulando na área e, no início da noite, já havia detritos também no chão do terreno.
Ontem o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que ainda analisava o pedido de autorização emergencial para o funcionamento do aterro, feito pela prefeitura. Já o Governo Municipal, em tom otimista,informou que aguarda para hoje a liberação da licença por parte do Inea para voltar a levar o lixo ao aterro de Pedro do Rio. Caso o Instituto Estadual do Ambiente não renove a licença provisória e o aterro em Três Rios continue fechado pela Justiça, a empresa Força Ambiental, responsável pela coleta de resíduos na cidade, terá que encontrou um outro aterro para dar a destinação correta aos resíduos domiciliares. Por dia, a empresa recolhe cerca de 400 toneladas de detritos em todo o município.
Entenda o caso
O Inea concedeu no último dia 8 licença provisória, por 10 dias, para despejo do lixo no aterro de Pedro do Rio. A autorização atendia pedido da Prefeitura, que ficou impedida de vazar o lixo no aterro de Três Rios após este ter as atividades suspensas por decisão do desembargador federal Ricardo Perlingeiro, da 5ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.O aterro de Pedro do Rio existe há mais de 20 anos e, após adaptações, teve, no ano passado, a vida útil estendida até o dia 29 de julho.