Grupo se une para doar sangue para bebê que mobilizou bombeiros no sábado
Amigos da família do bebê Emannuel, que nasceu com uma grave cardiopatia e foi transferido no fim de semana, com a ajuda do Corpo de Bombeiros, para um hospital especializado no Rio, estão organizando um grupo para ir na sexta-feira (30) até o banco de sangue do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, para fazer doação de sangue. O bebê está nesta terça-feira passando por uma cirurgia no coração e necessita da doação de sangue. O ônibus sairá às 8h da Praça 14 Bis. O transporte é gratuito e ainda há vagas.
Entenda o caso: Força-tarefa para salvar bebê que nasceu com uma grave doença
Para doar o candidato deve estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50Kg; apresentar documento original com foto recente. Não podem doar quem estiver resfriado; se mulher, não pode ser lactante e nem estar grávida; não pode ter feito tatuagem ou maquiagem e/ou piercing definitiva nos últimos 12 meses; não podem estar em situação de risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis; ter passado por qualquer procedimento endoscópico nos últimos seis meses; nem ter feito extração dentária ou tratamento de canal nos últimos 7 dias; não pode ter feito acupuntura; nem ter tomado a vacina contra a gripe nas últimas 48h; não pode ter herpes labial ou genital, herpes zoster; ter tido febre amarela nos últimos 12 meses.
Alguns impedimentos são definitivos, pessoas que tiveram hapatite ou doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; uso de drogas ilícitas injetáveis; e ter tido Malária.
O ônibus foi disponibilizado pela empresa Viação Treze de Junho. Para doar, o interessado deve entrar em contato pelo telefone (24) 98866-1030, falar com Renata. As confirmações devem ser feitas o mais breve possível, e deve ser apresentado um documento de identidade com foto.
Campanha para ajudar a custear as despesas
Amigos da família iniciaram uma vaquinha online para tentar arrecadar o valor de R$ 5 mil para ajudar a custear as despesas neste período hospitalar. Os pais do bebê são petropolitanos e precisam ficar no Rio de Janeiro durante todo o período em que Emannuel estiver internado. As doações podem serem feitas por meio do link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-a-familia-do-pequeno-emanuel .